> TABOCAS NOTICIAS : FMI sugere reformas no sistema de previdência do Brasil

terça-feira, 9 de outubro de 2012

FMI sugere reformas no sistema de previdência do Brasil


A redução da expansão do PIB latino-americano para cerca de 3% na primeira metade do ano (a região cresceu 4,5% em 2011) se deve, em grande parte, ao desempenho brasileiro. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), isso é “um reflexo do impacto de políticas para conter a pressão inflacionária e medidas para moderar o crescimento do crédito em alguns segmentos do mercado”.

O relatório pede reformas estruturais em vários países. No caso do Brasil, onde um dos grandes componentes do crescimento tem sido o consumo interno, com baixas taxas de investimento e poupança doméstica, o fundo sugere reformas no sistema de previdência “para fortalecer a posição fiscal do país e desenvolver instrumentos financeiros de longo prazo”.

Mas o relatório do FMI também salienta a perspectiva de aceleração do crescimento brasileiro no ano que vem. O fundo cita “as medidas fiscais destinadas a impulsionar a demanda no curto prazo e flexibilização da política monetária, incluindo cortes nas taxas de juros”.

Em linhas gerais, a grande questão a médio prazo, pergunta o fundo, é saber como a economia mundial pode operar com governos altamente endividados e se os mercados emergentes conseguirão continuar crescendo, enquanto mudam seu foco de expansão das fontes externas para as domésticas.

“Medidas mais imediatas são necessárias. A Espanha e a Itália precisam manter os planos de ajuste para restabelecer a competitividade e o equilíbrio fiscal. Deverão recapitalizar seus bancos sem sobrecarregar o déficit”, ressaltou o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário