> TABOCAS NOTICIAS : ESTADOS UNIDOS E MÉXICO SÃO OS LÍDERES EM FRAUDES DE CARTÃO

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ESTADOS UNIDOS E MÉXICO SÃO OS LÍDERES EM FRAUDES DE CARTÃO


Em tempos de crise econômica, as fraudes de cartão de crédito e débito ficam mais comum, e em alguns países o índice chega perto de 50%, como apontou umapesquisa feita pelos insitutos Aite Group e ACI Worldwide com mais de 5 mil consumidores em 17 países.
Os resultados mostraram que 27% dos portadores de cartões (débito, crédito e pré-pagos) ao redor do mundo sofreram algum tipo de fraude nos últimos cinco anos, como ter o cartão clonado, roubado, falsificado, entre outros crimes. As taxas variaram entre os países analisados, mas o México liderou, com 44%, seguido pelos Estados Unidos, 42%. O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking, com fraudes relatadas por 33% de usuários de cartões.
De acordo com o relatório, apresentado pela Forbes, a liderança em fraude do México pode ser atribuída, entre outras coisas, aos altos índices de crime organizado e ao cartel de drogas. 
Já os Estados Unidos, além de serem o país onde o consumidor mais usa o cartão, ainda não contam com o sistema de microchip EMV, que fornece mais segurança no uso de crédito e débito de transações. O sistema está previsto para chegar em 2013 ao país. 
O problema aqui é outro
Se os norte-americanos são os heavy-users de cartões, o brasileiro é um dos que mais usa cartão de crédito. De acordo com os números divulgados em agosto pela consultoria de crédito e cobrança GoOn, o número de cartões de crédito no país cresceu 132% de 2004 e 2011. Porém, a inadimplência também aumentou. 

O último número divulgado pelo Banco Central mostra que, em maio, o número de operações feitas com o cartão de crédito em atraso há mais de 90 dias era de 29,5%. Nos Estados Unidos, onde a estatística leva em conta atrasos de mais de 30 dias, a taxa era de 3,11% em fevereiro de 2012. POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário