> TABOCAS NOTICIAS : Com a 'corda no pescoço' > Baianos estão endividados

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Com a 'corda no pescoço' > Baianos estão endividados


Dados do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas/Ba) apontam que aproximadamente 500 mil consumidores ativos estão endividados na capital baiana. Este ano a taxa de endividamento foi de 5,6% menor que a do ano passado que foi de 7,08%. No entanto, mesmo com a redução, especialistas afirmam que o endividamento ocorre porque a maioria dos soteropolitanos ainda não sabem planejar suas finanças e acabam sendo seduzidos pelos apelos publicitários.
De acordo Gracieli Leal, superintendente do Procon –BA, 22,5% da população brasileira estão endividadas por não resistir aos apelos publicitários, principalmente, nesta época do ano. Outra armadilha apontada pela especialista refere-se à falsa facilidade de crédito que seduz o consumidor com promessas de parcelas longas e valores baixos, mas que na maioria das vezes estão inclusos juros absurdos nas prestações.
Ainda de acordo com Leal, o uso sem moderação do limite do cheque especial e o pagamento do valor mínimo do cartão de crédito também tem levado muita gente ao endividamento. “Vivemos hoje na sociedade do ter. E isso tem levado muitas pessoas a comprarem compulsivamente motivadas pelos apelos publicitários. Muita gente compra por indicação, não por necessidade. Os consumidores precisam ficar atentos para estas armadilhas e aproveitar o décimo terceiro saláriopara quitar as dívidas”, alertou.

A publicitária Juliana Silveira Vaz , de 38 anos, conta que ao ficar desempregada ficou durante três meses pagando apenas o limite mínimo do cartão de crédito formando uma grande bola de neve. “ Foram meses de sofrimento sem conseguir dormir preocupada com as contas para pagar. Eu só consegui me equilibrar financeiramente quando negociei diretamente com o banco a dívida. Hoje, todas as minhas contas são planejadas de acordo com os meus ganhos”, disse. Do TRIBUNA DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário