> TABOCAS NOTICIAS : Campanhas registram a maior produção de lixo da história

domingo, 28 de outubro de 2012

Campanhas registram a maior produção de lixo da história

Danilo Verpa/Folhapress
Acontece neste domingo em 50 cidades brasileiras o segundo turno das eleições municipais, das 8h às 17h, encerrando um processo eleitoral de cifras e números milionários. Ao todo, 31.725.967 eleitores estão aptos a votar, espalhados por 17 Estados do país. No primeiro turno, a quantidade de pessoas aptas ao voto era 140,6 milhões. A contagem de votos nas urnas eletrônicas será feita pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), e a expectativa é que o resultado final em todos os municípios seja conhecido até as 22h deste domingo.

tecnologia do voto, porém, não encontra correspondência nas formas de comunicação utilizadas por partidos e candidatos. De acordo com levantamento feito pelo juiz do TSE Paulo de Tarso Tamburini, nos quase três meses de propaganda eleitoral nas cidades, as campanhas investiram alto em propaganda eleitoral impressa. Até a segunda parcial de contas apresentada ao TSE (setembro), mais de R$ 300 milhões haviam sido gastos só com papel e publicidade em jornais e revistas. Segundo cálculos do magistrado, isso equivale a mais de 20 milhões de livros ou cadernos que poderiam ser feitos ou a mais de 20 bilhões de folhas tamanho A4. Ou ainda 417 mil árvores cortadas. Um recorde nacional, segundo ele. O magistrado chegou à conclusão de que a propaganda eleitoral é cara e agride o meio ambiente. Só com combustível, até o primeiro turno das eleições, foram gastos 54 milhões de litros, o que significa quase 40 toneladas de gás carbônico a mais na atmosfera.
Leia mais em: http://www.bol.uol.com.br/eleicoes/2012/noticias/redacao/2012/10/27/317-milhoes-vao-as-urnas-neste-domingo-em-eleicao-com-a-maior-producao-de-lixo-da-historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário