> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Criança com paralisia cerebral morre após Prefeitura não fornecer sonda

domingo, 7 de outubro de 2012

BRASIL: Criança com paralisia cerebral morre após Prefeitura não fornecer sonda

Uma criança de 7 anos com paralisia cerebral morreu nesta sexta-feira (5), segundo a família, pela falta de uma sonda que deveria ter sido trocada há seis meses pela Prefeitura de Viradouro (SP) conforme uma determinação judicial. Lysa Ayumi, que nasceu com a deficiência e precisava do equipamento para se alimentar, morreu depois de ter uma parada cardiorrespiratória durante a manhã.


A sonda importada que ela usava no estômago, que precisa ser trocada uma vez ao ano, venceu em março. 

Desde então, a mãe da criança, Márcia Fernanda Silva, tentava obter uma nova com a administração municipal. Obsoleto, o equipamento com que Lysa sobrevivia nos últimos meses já estava perfurado. “[A sonda] era a fonte de vida dela. Era tudo pra ela”, afirmou Márcia.

De acordo com a advogada da família de Lysa, Paula Porcionato Maróstica, a Prefeitura descumpriu uma determinação judicial ao deixar de fornecer a sonda para a criança. O argumento apresentado pela administração municipal diante dos pedidos, segundo ela, era de que o produto estava sendo licitado. 

"O juiz determinou o cumprimento imediato, mas até agora desconheço o cumprimento. É crime de desobediência”, disse.

No dia anterior à morte da menina, após persistência da advogada, o juiz Hélio Serra Navarro chegou a emitir um despacho exigindo que a Prefeitura comprasse a sonda com “máxima urgência” de 24 horas, tendo em vista o risco que Lysa corria de morrer.Para a mãe de Lysa, as autoridades precisam ser penalizadas pela morte de sua filha.

"Os responsáveis têm que pagar de alguma forma. Não vão trazer a vida dela de volta, mas que não façam isso com mais ninguém. Pra gente é muito triste", lamentou.

Outro lado
A Prefeitura informou que vai abrir uma sindicância para investigar o não fornecimento da sonda. O diretor da divisão de Saúde de Viradouro, Robson André Seleim, disse que os medicamentos necessários à menina sempre foram fornecidos. Segundo ele, o óbito da criança não tem ligação com a falta de uma nova sonda. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário