> TABOCAS NOTICIAS : BC corta a Selic pela 10ª vez, e atinge novo patamar: 7,25%

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BC corta a Selic pela 10ª vez, e atinge novo patamar: 7,25%


Com a décima redução seguida na taxa básica de juros (Selic) anunciada nesta quarta-feira pelo BancoCentral, o índice atinge novo patamar histórico: 7,25% ao ano. A redução de 0,25 ponto percentual vem de encontro com parte das previsões do mercado, já que alguns especialistas acreditavam na manutenção da taxa, que estava em 7,5% ao ano desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), no final de agosto.

Em comunicado, o BC afirmou que "considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de temposuficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear".

Em 2012, o Copom já reduziu a Selic em 3,75 pontos percentuais. Esta foi a décima redução consecutiva na taxa básica de juros desde o final de agosto do ano passado, quando a Selic estava em 12,5% ao ano e o Copom cortou 0,5 ponto, dando início ao processo de afrouxamento da política monetária.

O Copom reduz a Selic para estimular a atividade econômica. No sentido oposto, a taxa é elevada quando a autoridade monetária avalia que a economia está muito aquecida, com alta dos preços. Então, o Copom sobe a taxa para incentivar a poupança, desestimular o consumo e segurar a inflação. De Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário