> TABOCAS NOTICIAS : A dependência dos metais empobrece o Brasil

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A dependência dos metais empobrece o Brasil

- O artigo a seguir é do professor Lirio Schaeffer, ícone na Faculdade de Engenharia da Ufrgs. Ele fez a análise para o editor, tratando de "metais", a sua especialidade. Acusa o professor Lirio: "O Brasil é o maior produtor de minério do mundo e não é o mais atrasado em produtos acabados de origem metálica". No RS, ninguém discute isto, nem a Fiergs. Como pode ? Leia

Nas décadas de 60 e 70, no período do governo militar, financiou-se intercâmbio internacional nas áreas de exploração petrolífera, pesquisa agrícola e engenharia de aeronaves.Nestes três campos o Brasil é líder mundial. 

. Lamentavelmente ficou no esquecimento os processos de fabricação e manufatura de materiais metálicos.

. O Brasil possui uma das maiores reservas de metais do mundo. O Brasil ao longo dos tempos vem sendo um grande exportador de minérios. 

. Quando se fala em produtos acabados de origem metálica somos uns dos países mais atrasados do mundo. 

. Não temos competência de exportar uma "picareta" com custo e qualidade competitiva internacionalmente. Possuímos matéria prima barata, energia barata e mão de obra barata, quando comparado com os países desenvolvidos, e não temos competitividade para exportar produtos acabados de altíssimo valor agregado. Não existe no país centros de pesquisa em Conformação Mecânica e esse assunto é totalmente secundário nas universidades brasileiras e não faz parte das prioridades dos governos brasileiros. 

. Lamentavelmente esquecemos dos metais. Por Polibio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário