> TABOCAS NOTICIAS : 31 de OUTUBRO

terça-feira, 30 de outubro de 2012

31 de OUTUBRO

31 de Outubro – Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, ou Halloween, tem origem na mitologia celta. No dia 31 de outubro, chegava ao fim o verão nas terras do norte e faziam-se homenagens e festas por boas colheitas.

Há quem acredite que a origem da palavra Halloween venha dehallowinas – nome dado às guardiãs femininas do saber oculto na mitologia celta.
Mas a tradição de fantasiar-se vem da lenda de que no dia 31 de outubro as pessoas que haviam morrido no ano anterior voltavam para atormentar os vivos. As fantasias serviam então para assustar e enganar os espíritos.
A festa ficou popular mesmo quando foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses. A data lá é tão importante que neste dia é feriado e o comércio registra um dos maiores volumes de negócios no ano.
À noite, crianças e adolescentes, vestidos com fantasias de fantasmas, bruxas, múmias, drácula, duendes, gnomos, entre outras criaturas, e carregando abóboras iluminadas com velas, praticam o mesmo ritual: bater de porta em porta, pedindo doces aos moradores.
No Brasil a data é comemorada com festas e brincadeiras, onde as abóboras iluminadas dão o tom da decoração. Mas, embora seja uma assimilação da festa americana, não tem aqui o mesmo apelo popular, sendo promovida, principalmente, pelos cursos de língua inglesa. Mais em Fonte: Porto Web / IBGE Teen

O Dia do Saci é um evento criado pelo governo do Brasil em 2005, de caráter nacional, com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao “Dia das Bruxas”, ou “Halloween”, da tradição cultural dos Estados Unidos da América. Por isso é celebrado em 31 de Outubro.

Anteriormente, o projeto de lei já havia sido aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo.
Fonte: Wikipédia

Aeromoça - Dia do Comissário de Vôo - 31 de Outubro

Comissário é um Técnico em Segurança, treinado para agir em casos de emergência. 
Quem imagina que a função de um Comissário de bordo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o vôo está enganado. O Comissário é um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar durante o curso, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave. 
É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e um outro aspecto é relevante nessa carreira: o preparo psicológico. Pelas características do vôo, é comum o passageiro não estar à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Não é uma tarefa fácil já que são dezenas ou até centenas de pessoas diferentes, com receios e reações imprevisíveis. Graças a isso, é importante demonstrar equilíbrio, autoridade e simpatia ao mesmo tempo, sem deixar a elegância de lado, uma marca registrada desses profissionais ao longo dos anos. 
Portanto, nada mais importante que o próprio candidato não tenha receio algum de voar, já que é a sua fisionomia num momento mais crítico que servirá de referência para acalmar os passageiros assustados.
A profissão
Você sabia que a profissão de aeromoça nasceu em 1939, nos Estados Unidos, quando uma enfermeira se ofereceu para acompanhar passageiros e dar atendimento aos casos frequentes de enjoo e mal-estar a bordo? A idéia deu tanto resultado que foi logo adotada por todas as companhias aéreas. Leia o artigo da série História da Aviação “As tripulações de cabine“.
Se por um lado a profissão proporciona a visita a locais em todo o mundo, por outro é extremamente exigente, pois é um trabalho onde todos os cuidados de segurança de voo e atenção a excelência no serviço prestado aos passageiros são preocupações constantes.
Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/aeromoca-dia-do-comissario-de-voo-31-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário