> TABOCAS NOTICIAS : 29 DE OUTUBRO

domingo, 28 de outubro de 2012

29 DE OUTUBRO

29 de Outubro – Dia Nacional do Livro


No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.
Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.
As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.
Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.
Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas. Mais em Fonte : Brasil Escola

29 de Outubro – Dia Mundial da Psoríase – World Psoriasis Day


O objetivo da data é, por meio da informação, diminuir o preconceito e melhorar a qualidade de vida dos portadores de psoríase – doença dermatológica inflamatória, crônica e não-contagiosa, caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que acometem couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas que podem se espalhar pelo restante do corpo.
Apesar de sua causa ser desconhecida, há predisposição genética. Estudos científicos mostram que cerca de 30% dos doentes têm um parente com o problema. Diversos fatores têm sido implicados no desencadeamento ou exacerbação da psoríase: traumas cutâneos, infecções, drogas (lítio, beta-bloqueadores, anti-hipertensivo), antiinflamatórios não hormonais, estresse emocional, ingestão aumentada de álcool, variações climáticas entre outros. Mais em Fonte: Wikipédia / Paranashop / World Psoriasis Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário