> TABOCAS NOTICIAS : 26 de Outubro – Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

26 de Outubro – Dia do Movimento Pestalozziano no Brasil


Dia instituído pela Lei número12054/2009.

A Sociedade Pestalozzi é uma instituição beneficente de utilidade pública, que há décadas atende a crianças e adolescentes, e dá apoio a adultos com deficiência intelectual.
Sua missão é oferecer programas e serviços especializados nas áreas da Saúde, Educação e Capacitação Profissional para crianças e jovens com deficiência intelectual de 0 a 22 anos, e apoio ao deficiente intelectual adulto, visando a incentivar o exercício da cidadania sob o paradigma da Inclusão Social.
O pedagogo, de nacionalidade suíça, Johann Heinrich Pestalozzi é considerado um reformador da educação, considerado pai da escola popular. Foi um teórico que incorporou o afeto à sala de aula. Para o educador, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma nas crianças.
Dedicou sua vida às crianças carentes, inovando a pedagogia de sua época. Suas teorias criaram os fundamentos do moderno ensino fundamental. Defendia a individualidade da criança e seu desenvolvimento integral.
Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas.
A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com o elogio da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral, isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade.
No Brasil, o movimento pestalozziano teve início em 26 de outubro de 1926, no Rio Grande do Sul. Fonte: Wikipédia / Revista Nova Escola / Sociedade Pestalozzi de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário