> TABOCAS NOTICIAS : 15 DE OUTUBRO

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 DE OUTUBRO

DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL - 15 DE OUTUBRO

Desde a Revolução Industrial, o meio ambiente tem sido profundamente modificado pelas atividades humanas. Vários fatores negativos podem ser observados, apesar da melhoria das condições de vida da população, em decorrência dessa evolução tecnológica. Dentre esses fatores, destacam-se a explosão demográfica e a concentração crescente da ocupação urbana que, consequentemente, acarretam um aumento do consumo e de utilização de insumos e matériasprimas.

Em locais em que moravam alguns grupos consumidores de escassa qualidade de água, produzindo poucos detritos, hoje vivem milhares, o que exige a manutenção de imensos mananciais e gera toneladas de resíduos por dia. Isso se reflete na degradação ambiental e, portanto, na manutenção do planeta e na própria sobrevivência do homem.

Diante desse cenário, Vilhena e Politi (2000, p. 5) afirmam que “[...] a maioria dos problemas ambientais que hoje ocorrem no mundo poderia ter sido evitada se aeducação ambiental e a conseqüente conscientização ecológica fizessem parte das preocupações das sociedades desenvolvidas, desde a revolução industrial”.

Os projetos de educação ambiental e de planejamento urbano deveriam sempre ser precedidos de estudos de percepção e comportamento socioambiental da população envolvida. Porém, há ainda uma lacuna nesse sentido, especialmente, porque os métodos para a quantificação da percepção são pouco discutidos e, mesmo em pesquisas bibliográficas, são pouco encontrados.

Há um esforço, por parte dos especialistas da área, em propor alternativas, sobretudo, em sugerir o debate das questões voltado ao que é /ou tem sido o papel do educador ambiental na atualidade. Tudo em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-do-educador-ambiental-15-de-outubro.html

DIA DO NORMALISTA - 15 DE OUTUBRO

As alunas das Escolas Normais de todo o país sempre povoaram os sonhos de todo o marmanjo que se preza, nesta terra descoberta por Cabral. Desde os tempos de Adolfo Caminha, escritor nascido em Alencária, que em 1893, escreveu o romance A Normalista.


Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
No rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor...

Trecho da canção Normalista de Benedito Lacerda e David Nasser, imortalizada por Nelson Gonçalves.

O romance relata as muitas tristezas e poucas alegrias de uma jovem que é entregue por seu pai ao padrinho, para criá-la. Ela é uma menina normal, que estuda, que tem uma amiga confidente, um pretenso namorado de nível muito superior ao seu e, desgraçadamente, é engravidada pelo padrinho e acaba casando-se com um alferes da polícia. 

A normalista Maria do Carmo é o pretexto para Adolfo Caminha apresentaraos leitores sua visão da Fortaleza de finzinho do século XIX. O mau humor para com a cidade é transparente, e costuma ser apontado pelos críticos e biógrafos de Adolfo Caminha como uma espécie de vingança: o autor jamais teria perdoado seus conterrâneos por estes lhe terem criticado os amores adúlteros e escancarados com a mulher de um colega. Tudo em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-normalista-15-de-outubro.html


15 de Outubro – Dia Mundial da Mulher Rural – World Rural Women’s Day

As Nações Unidas na sua 4ª Conferência Sobre a Mulher, realizada em Beijing, em 1995, institucionalizaram o dia 15 de Outubro como o dia Mundial da Mulher Rural com o objetivo de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher rural no fortalecimento da sociedade, da economia no geral, e das famílias em particular.

A efeméride realiza-se atualmente em cerca de 100 países do mundo inteiro e é acompanhada de um lema internacional para realçar a consciência sobre uma particular área específica de atenção e prioridade de ação. Tudo em  Fonte: CEM – Coordenadoria Estadual da Mulher / World Rural Women’s Day

15 de Outubro – Dia Mundial de Lavagem das Mãos – Global Handwashing Day

O Dia Mundial de Lavagem das Mãos, instituído pela UNICEF e a OMS, visa a promoção de boas práticas de higiene na população e a redução da mortalidade infantil. O simples gesto de lavar as mãos pode salvar a vida de um milhão de crianças por ano no mundo, segundo a Unicef.

A cada dia no mundo, 5.000 crianças de menos de cinco anos morrem de doenças diarréicas. A metade destas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de se lavar as mãos com sabão, antes do almoço e depois de ir ao banheiro.
O Dia Mundial de Lavagem das Mãos abre uma verdadeira batalha planetária pela higiene, cujos protagonistas serão as próprias crianças. São as crianças, em casa com a família ou na comunidade, que vão introduzir em seu meio um gesto simples que salva vidas.
Em mais de 60 países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e na África, atividades em escolas vão sensibilizar as crianças à higiene.
A lavagem das mãos não é de longe uma prática corrente em muitos destes países: vai de zero a 34% das crianças, segundo a Unicef.
Na Ásia, as condições de higiene são particularmente precárias na Índia, em Bangladesh e no Afeganistão. Na África Ocidental a diarréia é a terceira causa da mortalidade infantil.
A lavagem de mãos com sabão é o meio mais eficaz e mais baratode prevenir mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera e de pneumonia. Tudo em Fonte: Global Handwashind Day Org / AFP / Wikipédia

15 de Outubro – Dia do Professor

Em 1963, o Decreto Federal número 52.682 oficializou o 15 de outubro como o Dia do Professor. No Brasil, segundo o Ministério da Educação, existem cerca de 1,5 milhão de professores.

Este número, tão expressivo, dá bem a dimensão da importância desta profissão. Ainda assim, ela não tem a devida valorização. A cada ano vemos se repetirem as campanhas por reajustes salariais, reposição de perdas, melhores condições de trabalho e outras reivindicações.
Todas justas, se considerarmos que os professores são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Mais do que transmitir conhecimentos, os professores transmitem valores, ajudam a formar cidadãos e seres humanos éticos e dignos. Eles plantam a semente de um amanhã melhor. Fonte: Paulínia em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário