> TABOCAS NOTICIAS : 14 DE OUTUBRO

domingo, 14 de outubro de 2012

14 DE OUTUBRO


14 de Outubro – Dia Nacional do Meteorologista

A data que antes era comemorada em 3 de março passou para o dia 14 de outubro. A mudança na data que homenageia os profissionais foi solicitada pela SBMET ao CONFEA como uma forma de relembrar e comemorar uma das maiores conquistas da classe: a regulamentação da profissão em 14 de outubro de 1980.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros federais e entrou em vigor em 28 de setembro de 2008.
No Brasil, meteorologistas são bacharéis em meteorologia que se formam em cursos de período integral com duração de 4 anos. Uma vez formados estão plenamente capacitados ao trabalho operacional e também para a realização de atividades de pesquisa científica.
As empresas privadas e as atividades de pesquisa em meteorologia encontram-se em expansão no mundo. À medida que o acesso à educação aumenta e atinge a um número maior de pessoas no mundo, aumenta também a necessidade de pessoal técnico e científico capacitado para gerar subsídios e informações corretas aos gestores responsáveis pelo ambiente e sua proteção em suas múltiplas facetas. Por essa razão, a ciência atmosférica torna-se cada vez mais presentes na consciência dos gestores ambientais, tanto nas cidades como no campo da paisagem natural e agropastoris. Infelizmente, hoje, as paisagens estão sob intensa pressão ocupacional, hídrica e das diferentes formas da poluição.
No Brasil, a profissão é reconhecida por lei federal e fiscalizada pelo sistema CREA/CONFEA. A esfera de atuação dos meteorologistas é constituída por: empresas privadas, empresas de capital misto e por instituições governamentais. Fonte: SBMET / Wikipédia
Dia da Pecuária - 14 de Outubro

A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas. A pecuária é mencionada na Bíblia como a primeira tarefa dada por Deus a Adão: nomear e cuidar do Jardim do Éden e dos animais (Gênesis). Muito anterior à agricultura, deriva de aperfeiçoamentos da atividade dos caçadores-coletores, que já existiam há cerca de 100.000 anos e que primeiro aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate; depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. 

Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho. Há evidência da prática da agricultura somente a partir de 8000 a.C., mas seus efeitos foram drásticos sobre a pecuária, já que a agricultura fixou o homem no lugar do plantio, e portanto novas soluções para a pecuária tiveram de ser implementadas.

Significado - A pecuária na atualidade

Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agropecuária.

Nos tempos atuais, os peões, vaqueiros ou campinos (em inglês, cowboys ou em espanhol, caballeros) são trabalhadores que montam em cavalos para realizarem trabalhos com gado bovino e /ou bubalino criados primariamente para serem usados como fontes de proteína animal. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/08/dia-da-pecuaria-14-de-outubro.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário