> TABOCAS NOTICIAS : 13 DE OUTUBRO

sábado, 13 de outubro de 2012

13 DE OUTUBRO


13 de Outubro – Dia do Fisioterapeuta

No dia 13 de outubro de 1969 foi regulamentado o Decreto Lei número 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o dia do fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.

O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.
A prevenção é considerada, inclusive, a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em determinadas situações. Mais em Fonte: IBGE Teen

13 de Outubro – Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais – International Day for Natural Disaster Reduction

Em 2009, a Assembleia Geral da ONU designou o dia 13 de Outubro para a celebração do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais (resolução 54/200 de 21 de Dezembro), como um meio de promover uma cultura mundial de redução das catástrofes naturais, nomeadamente de prevenção e preparação para catástrofes e de atenuação dos seus efeitos.

São catástrofes naturais: as inundações, as cheias, os desmoronamentos, os furacões, as secas, as desertificações, as ondas de calor, as ondas de frio, as avalanches, os sismos e os vulcões.
The International Day for Disaster Reduction started in 1989 with the approval by the United Nations General Assembly. The UN General Assembly sees the IDDR as a way to promote a global culture of disaster reduction, including disaster prevention, mitigation and preparedness. Originally celebrated on the second Wednesday of October (resolution 44/236, 22 December 1989), the UN General Assembly decided to designate October 13th as the date to celebrate the IDDR (resolution 64/200, 21 December 2009).
The theme of the 2012 International Day for Disaster Reduction (IDDR) is “Women and Girls – the [in]Visible Force of Resilience”. Fonte:  Nosso São Paulo / UNISDR

13 de Outubro (Data Móvel) – Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – World Hospice and Palliative Care Day

Anualmente, no segundo sábado de outubro, celebra-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Trata-se de uma iniciativa do World Hospice and Palliative Care Day, já consagrada em mais de 70 países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que os cuidados paliativos devem ser integrais e contínuos, para prevenir e aliviar o sofrimento. Assim, é necessária assistência completa aos problemas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, sempre tendo como meta a qualidade da sobrevida e de vida.
O primeiro Dia Mundial de Cuidados Paliativos aconteceu em Outubro de 2005 com mais de 1100 eventos. Foi aberto pela Princesa Anne, em Londres, tendo recebido o apoio do Arcebispo Desmond Tutu, que o descreveu como “um importante evento global”. Em 2006, Bono e Elton John aderiram à iniciativa.
Não é sobre ajudar alguem a morrer, mas sobretudo ajudar alguém a viver o mais confortável possível com a sua doença. É sobre como vê-las como uma pessoa, não como um paciente morrendo. É ajudar aqueles que convivem com os mesmos, acrescentando vida aos dias, quando já não se pode mais acrescentar dias à vida.
É muito mais do que oferecer controle de sintomas de forma especializada e alívio de dor – apesar de ser uma parte importante dos cuidados. É também identificar as necessidades psicológicas, sociais, espirituais, e práticas. É respeitar os desejos individuais e ajudá-los nos caminhos dos mesmos, individualmente e culturalmente. Fonte: JASFarma / Help the Hospices / Acontece Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário