> TABOCAS NOTICIAS : RJ: Mesários podem revistar eleitor que tentar esconder o celular

sábado, 1 de setembro de 2012

RJ: Mesários podem revistar eleitor que tentar esconder o celular

Reprodução
Os mesários que atuarem nas eleições no Rio de Janeiro serão orientados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a revistar as pessoas que tentarem esconder o celular antes da liberação da cabine de votação.

De acordo com a legislação eleitoral, o telefone móvel deve ser entregue aos mesários para evitar irregularidades.
O TRE informou que a revista deve ocorrer caso o mesário suspeite que o eleitor está portando celular e este não queira entregar.
Caso haja insistência do eleitor em levar o celular para a cabine, o mesário deverá notificar a Polícia Militar presente no local da votação. Se ainda assim o impasse não for resolvido, o eleitor poderá ser preso e autuado por desobediência.
De acordo com o TRE, não será oferecido aos mesários treinamento específico para o procedimento de revista. Todas as pessoas escolhidas para trabalhar nas eleições passam por um trabalho de orientação, porém nada que
 envolva questões de segurança.
Segundo o TRE, a medida está diretamente associada com as atividades das milícias que atuam em várias regiões da cidade. Tais organizações criminosas costumam obrigar eleitores por meio de intimidação e/ameaça para eleger candidatos ligados aos interesses dos milicianos. Hanrrikson de Andrade Do UOL, no Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário