> TABOCAS NOTICIAS : Quem investir em poupança ou fundos DI ficará mais pobre

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Quem investir em poupança ou fundos DI ficará mais pobre

A lógica dos juros nada tem a ver com usura ou agiotagem. Em troca de adiar uma compra por algum tempo, um consumidor que poupa e aplica o dinheiro recebe em troca uma taxa de juros como prêmio. Somando o capital guardado hoje à remuneração futura dos investimentos, será possível comprar um bem lá na frente com um menor esforço de poupança.
O sistema financeiro mundial tem trabalhado dessa forma há séculos – salvo raros períodos de exceção, geralmente associados a surtos inflacionários. Neste momento, entretanto, o brasileiro vem experimentando algo inédito nas últimas décadas. Apesar de a inflação estar sob controle, as taxas de juros estão tão baixas que o prêmio real pago a quem investir em aplicações conservadoras de renda fixa será negativo nos próximos 12 meses.
Desde o ano passado, o Banco Central derrubou a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) de 12,5% para 7,5% ao ano. O corte de juros foi muito mais brusco que o recuo da inflação no período e gerou uma situação impensável há poucos anos. De acordo com cálculos do economista e professor de finanças, Richard Rytenband, efetuados a pedido do InfoMoney, a Selic média para os próximos 12 meses deve ficar em 7,49%, enquanto a expectativa de inflação para o mesmo período é de 5,63%, segundo o Boletim Focus, elaborado pelo Banco Central. Leia tudo em http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/09/18/quem-investir-em-poupanca-ou-fundos-di-ficara-mais-pobre.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário