> TABOCAS NOTICIAS : Pílula anti-AIDS pode reduzir risco de contaminação em até 99%

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pílula anti-AIDS pode reduzir risco de contaminação em até 99%


A pílula antirretroviral Truvada, anti-AIDS, criada e aprovada em julho nos Estados Unidos é eficaz mesmo se não houver o uso diário e pode reduzir o risco de contaminação em 99%, caso seja usada sete vezes. A constatação é de um estudo publicado pela revista Science Translational Medicine, nesta quinta-feira (13). Três centros de pesquisa brasileiros participaram da pesquisa.
A eficácia da pílula anti-HIV havia sido comprovada em estudos anteriores, que mostraram que seu uso poderia diminuir em até 78% o risco de transmissão do vírus. Ainda não se sabia, porém, qual seria a concentração exata da droga suficiente para garantir um grau satisfatório de proteção nem a frequência de uso do medicamento que resultaria nesse efeito.
A conclusão foi de que, com o uso da concentração ideal do Truvada, duas doses por semana seriam capazes de reduzir os riscos de infecção em 76%. Quatro doses semanais garantiriam 96% de proteção. “Surpreendentemente, descobrimos que os participantes do estudo não tiveram de aderir perfeitamente ao regime terapêutico para colher os benefícios do Truvada”, disse o pesquisador americano Robert Grant, do Instituto Gladstone, organização dedicada a pesquisas biomédicas ligada à Universidade da Califórnia. Apesar dos bons resultados, os pesquisadores alertam que, por enquanto, somente o uso diário é oficialmente recomendado para garantir a proteção. (Metro1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário