> TABOCAS NOTICIAS : OMC reduz previsão de crescimento do comércio mundial

sábado, 22 de setembro de 2012

OMC reduz previsão de crescimento do comércio mundial


AFP - Agence France-Presse

A Organização Mundial do Comércio (OMC) revisou na última sexta-feira para baixo suas previsões de crescimiento do comércio mundial devido principalmente à crise da dívida na Europa e ao fato de a economia do planeta enfrentar "ventos contrários cada vez mais fortes".

Para 2012, o crescimento do comércio global foi projetado agora em 2,5%, contra 3,7% na estimativa anterior, em consequência principalmente da crise da dívida na Europa.

A situação da economia americana e da desaceleração na China, primeira e segunda economias mundiais respectivamente, são outras causas da revisão, anunciou em Cingapura a OMC, que tem sede em Genebra.

"A economia mundial enfrenta ventos contrários cada vez mais fortes desde a publicação das últimas previsões do secretariado da OMC", afirma um comunicado da organização. "Os dados da produção e doemprego nos Estados Unidos continuam decepcionando, enquanto o índice de compra e as cifras da produção industrial na China mostram uma desaceleração do crescimento no país, o maior exportador mundial", completa a OMC.

Ainda segundo o comunicado do organismo, a crise da dívida na Europa não diminuiu e torna mais duros os ajustes orçamentários nas economias periféricas da Zona Euro, além de instigar a volatilidade.

A OMC já havia advertido em abril que o crescimento do comércio mundial, muito frágil em 2011 após uma alta histórica em 2010, voltaria a cair este ano. Na ocasião, a previsão a dois anos projetava um aumento de 5,6% em 2013.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, pediu a adoção de medidas suplementares para reativar o crescimento mundial e recordou que um golpe econômico em uma região pode rapidamente ser propagado para outros lugares do planeta.

"As medidas anunciadas recentemente para reforçar o euro e reativar o crescimento são absolutamente bem-vindas, mas é preciso fazer mais", explicou Lamy. "Precisamos de um renovado compromisso para revitalizar o sistema de comércio multilateral, capaz de nos trazer outra vez a estabilidade econômica que tanto precisamos", completou.

A OMC já advertiu em abril que o crescimento do comércio mundial, muito frágil em 2011 após um aumento histórico em 2010, voltará a cair este ano.

Ao final de agosto, Lamy recordou que o crescimento do comércio mundial havia alcançado uma média de 6% nos últimos 15 anos e advertiu novamente contra a tentação de aplicar medidas protecionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário