> TABOCAS NOTICIAS : O Pibinho demonstra que o modelo econômico atual acabou

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Pibinho demonstra que o modelo econômico atual acabou


A informação a seguir sobre o péssimo desempenho da indústria brasileira em julho, o 11º consecutivo de mais números, está de acordo com os dados que o IBGE vem divulgando sobre o PIB deste ano.

. Um Pibinho, dizem os economistas.

. Um Pibinho, como se sabe, significa menos geração de riqueza, de renda e de empregos.

. O governo e seus aliados sinceros e inocentes úteis, já avança sobre discussões em relação a 2013, mas mal estamos no início do segundo semestre de 2012.

. No segundo trimestre, o PIB cresceu apenas 0,4%. Um resultado já precificado, como costumam repetir economistas e representantes do governo, tentando minimizar os números, porque afinal nem se trata, ainda, dos dados sobre o terceiro trimestre, porque a reação já estaria visível a olho nu.

. Acontece que a reação não aparece a olho nu. É só perceber os dados sobre os investimentos, que no segundo trimestre ficou em 17,9%, quando o ideal seria de 24% pelo menos.

. O próprio Banco Central já estima que o PIB deste ano será de 1,65%, mas poderá ser ainda menor.

. O modelo atual de desenvolvimento econômico esgotou - acabou. E o governo não sabe o que enfiar no lugar dele. Está agindo por impulsos, aventureiramente.

- Sobre o PIB, vale a pena ler este trecho de declaração do ex-ministro Delfim Neto, ex-czar da economia da ditadura militar e atual conselheiro dos governos petistas: "Se quiseremos ter em 2030 algo parecido com o nível de renda per capita em paridade de poder de compra de Portughal de hoje, temos de crescer 5% ao ano, na média, nos próximos 18 anos. Isto só se faz com rigorosa política fiscal. De polibio.braga@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário