> TABOCAS NOTICIAS : Julgamento do mensalão revela paixão e ódio na política

domingo, 16 de setembro de 2012

Julgamento do mensalão revela paixão e ódio na política


O barítono Roberto Jefferson, presidente do PTB, cantava para Lula, presidente da República, recostado num sofá vermelho. Com sorrisos cúmplices, celebravam a partilha de codornas recheadas - um dos pratos favoritos do presidente -, harmonizadas com Don Laurindo, vinho de Bento Gonçalves (RS).

Estavam ladeados pelos ministros José Dirceu (Casa Civil) e Walfrido Mares Guia (Turismo), fiadores da renovação dessa aliança governista. O pacto tinha lastro no caixa do PT para pagamento de dívidas eleitorais do PTB e, principalmente, nas nomeações de petebistas para áreas-chave dos ministérios, empresas e fundos de pensão estatais. Em contrapartida, o PTB se manteria alinhado ao Palácio do Planalto, estendendo tapete vermelho aos dissidentes da oposição que o ministro Dirceu continuasse a enviar, como parte de seu projeto de construção da “maior base aliada da História republicana”. O PT elegera 91 deputados federais. O PTB inchara nos 19 meses seguintes à eleição de Lula: elegeu 26 e projetava chegar a 56 deputados.

Uma noite de primavera em Brasília

Lula tinha motivos para sorrir enquanto escutava o presidente do PTB trilhando os versos de “Eu sei que vou te amar”, de Vinicius de Moraes: outro mundo é possível em Brasília. Jefferson passara duas décadas qualificando petistas como “demônios”, a pleno pulmões, na tribuna parlamentar. Agora, integrava-se ao coro, como um solista seduzido pela partitura do poder. À saída do jantar, Lula decidiu tornar aquela quinta-feira, 14 de outubro de 2004, inesquecível para o anfitrião: "Eu daria a ele (Jefferson) um cheque em branco, e dormiria tranquilo", declarou aos jornalistas, enquanto ajeitava a gravata listrada de cinza, preto e branco.
Leia tudo em http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,14/2012/09/16/interna_politica,396764/julgamento-do-mensalao-revela-paixao-e-odio-na-politica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário