> TABOCAS NOTICIAS : 28 DE SETEMBRO

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

28 DE SETEMBRO


PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE TV NO BRASIL - 28 DE SETEMBRO DE 1948
Sistema eletrônico de transmissão de imagens e som de forma instantânea, a televisão - do grego tele (distante) e do latim visione (visão) - funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. 


Câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

História da Televisão

Vladimir Zworykin registra, em 1923, a patente do tubo iconoscópico para câmaras detelevisão, o que tornou possível a televisão eletrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de outubro de 1925. Um sistema eletrônico completo foi demonstrado por John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth em 1927. 

O primeiro serviço analógico foi a WGY em Schenectady, Nova Iorque, inaugurado em 11 de maio de 1928. Os primeiros aparelhos de televisão eram rádios com um dispositivo que consistia num tubo de néon com um disco giratório mecânico (disco de Nipkow) que produzia uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição apareceu na Alemanha em março de 1935, mas estava disponível apenas em 22 salas públicas. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/primeira-transmissao-de-tv-no-brasil-28.html

28 de Setembro – Dia do Hidrógrafo

É uma homenagem a Manuel Antonio Vital de Oliveira, patrono da hidrografia, nascido no dia 28 de setembro de 1829, em Recife (PE). Ele ingressou na Marinha em 1843 e, entre 1857 e 1862, no comando do iate Parahybano, fez o primeiro levantamento hidrográfico importante entre a foz do Rio Mossoró e a do Rio São Francisco. Também foi responsável pela Carta Geral da Costa Brasileira, a pedido do governo imperial. Oliveira participou dos combates da Guerra do Paraguai e foi mortalmente ferido no dia 2 de fevereiro de 1867.

Hidrógrafo é o nome dado ao profissional que atua na área de hidrografia ou hidrologia.
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares – 1.380.000.000 km³ –, correspondendo a 97,3% da reserva hídrica do mundo. As águas continentais possuem um volume total de 38.000.000 km³, valor que representa 2,7% da água do planeta. Fonte: Livro A Origem de Datas e Festas de Marcelo Duarte / Wikipédia

28 de Setembro – Dia Mundial Contra a Raiva – World Rabies Day

O objetivo da data é aumentar a conscientização global sobre o perigo da raiva e as medidas necessárias para combatê-la, uma vez que essa doença mata uma pessoa no mundo a cada dez minutos.

Embora o Brasil tenha obtido avanços significativos no combate à raiva humana e de cães e gatos durante os últimos anos, os casos de raiva em animais silvestres e de produção ainda são um obstáculo à erradicação.
Os avanços conquistados são muito importantes, porém não podemos esquecer que o controle da raiva deve ser contínuo. O Dia Mundial Contra a Raiva chama a atenção para a importância da prevenção e visa a erradicação da doença no mundo.
Essa data foi comemorada pela primeira vez em 2007. Criada por um grupo de pesquisadores e profissionais que formaram a Alliance for Rabies Control (Aliança para Controle da Raiva), o objetivo inicial era a mobilização de 55 mil pessoas  – o mesmo número de pessoas que morrem anualmente em todo o mundo por causa da doença.
World Rabies Day, observed on September 28th each year, is a global initiative to raise awareness about the continuing burden of rabies and how the disease can be prevented. The campaign brings together individuals of multiple fields to show support for anti-rabies efforts. World Rabies Day advocates for the health of the total population (human and animal), through a “One Medicine” approach and is the only worldwide event of its kind focused on global rabies control and prevention. Fonte: WSPA / Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário