> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE SETEMBRO

terça-feira, 25 de setembro de 2012

25 DE SETEMBRO


25 de Setembro – Dia Nacional do Trânsito

No dia 25 de setembro de 1997 foi aprovada e implantada no Brasil a lei número 9.503, sobre o Código Nacional de Trânsito. Nesse dia, passou-se a comemorar o Dia Nacional do Trânsito.

A princípio, a lei trouxe ótimos resultados, mas com o passar dos anos surgiram novas necessidades, pois as pessoas passaram a desrespeitar as regras, além do aumento do número de veículos em circulação.
Todos os dias podemos ver na televisão notícias de acidentes de trânsito, com pessoas feridas ou mortas. Isso é muito triste, mas faz parte da realidade do nosso país.
Em outras localidades do mundo, podemos ver que as leis são muito mais severas, levando os causadores de acidentes a cumprirem penas pesadas, o que causa maior respeito por parte da população. Além disso, um trabalho educativo é desenvolvido para que as pessoas aprendam a respeitar as leis e a buscar conviver em harmonia com todos, respeitando os direitos e deveres de cada um.
No Brasil não seria diferente, se cada um também aprendesse a fazer a sua parte e colaborasse, respeitando as leis, com certeza os acidentes aconteceriam de forma mais branda, trazendo menos tragédias para a vida da população.
Cumprir as leis de trânsito, ter respeito aos direitos e deveres dos outros, faz parte das nossas obrigações enquanto cidadãos. Portanto, para preservar a vida é preciso que as pessoas criem consciência de que a violência no trânsito precisa acabar, pois os prejudicados somos nós mesmos.
A maior solução para isso é que cada um passe a se policiar, tendo compromisso social, visando não só o seu bem estar, mas o do outro também, através de atitudes como: não avançar os semáforos vermelhos, respeitar as faixas de pedestres, não dirigir com excesso de velocidade, não dirigir após o uso de bebidas alcoólicas, usar o cinto de segurança, etc.
Fonte: Mundo Educação

25 de Setembro – Dia Nacional da Radiodifusão

Em 1923, duas estações de rádio se desenvolviam no território nacional, a Rádio Clube de Pernambuco e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. A Roquette Pinto, sócio-fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é atribuído o título de pai do rádio brasileiro, sendo comemorado no dia do seu nascimento – 25 de setembro – o Dia Nacional da Radiodifusão.

Radiodifusão é a transmissão de ondas de radiofrequência que por sua vez são moduladas, estas se propagam eletromagneticamente através do espaço. É um meio de comunicação ao qual a maioria da população tem acesso como ouvinte. O receptor de rádio, por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programações diversificadas, exerce uma maior incidência na vida diária das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais. Ele é rico em sugestão e sua capacidade de criar imagens, estabelecer laços afetivos e suscitar uma cálida sensação de intimidade com o ouvinte que recebe a mensagem em sua solidão, facilita a adesão, aidentificação afetiva – mais que intelectual – a ela.
interesse de Roquette Pinto pelo rádio começou muito cedo e se estendeu até sua morte em 18 de outubro de 1954. Foi a bordo de um velho navio que o levava para  Mato Grosso que Roquette Pinto travou conhecimento com o rádio, através de um transmissor de centelha. Depois aprendeu o código Morse usado na telegrafia e acompanhou Rondon em suas pesquisas sobre o Brasil. Fonte: Wikipédia / Web Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário