> TABOCAS NOTICIAS : 22 DE SETEMBRO

sábado, 22 de setembro de 2012

22 DE SETEMBRO

DIA DA JUVENTUDE - 22 DE SETEMBRO

O Brasil possui uma bela história de luta de seus jovens. A década de 60, permeada do autoritarismo de plena ditadura miliar, foi ferreamente combatida por jovens idealistas. Manifestações, passeatas, protestos de todos os tipos invadiram o país. O musical Hair, a expressão máxima do ideal "paz e amor", chocaria os mais velhos ao mostrar atores nus. Ainda se teria muito que aprender com os jovens. A coragem e determinação sempre foram características da juventude: ela pode muito bem ser a solução para o Brasil. 

No Brasil, o contingente jovem, de idade entre 15 e 24 anos, corresponde a 20,13% da população, porcentagem que na região sudeste chega a 39,6% (IBGE 2002). Neste capítulo, busca-se analisar quem são os jovens participantes do cenário religioso carismático e quais suas principais características, necessidades e perspectivas no mundo atual.

De início, pode-se afirmar que a maioria dos jovens participantes das igrejas e movimentos pentecostal e carismático advém das classes populares e enfrentam o problema do desemprego e da baixa escolaridade, além de possuírem um perfil de baixa ou nenhuma participação nos espaços da ação política. Nesse sentido, tomamos mão dos principais autores das ciências sociais que discutem o tema, além da atual e abrangente pesquisa Perfil da Juventude Brasileira, elaborada pelo Projeto Juventude da Fundação Perseu Abramo2, para discutir os principais elementos presentes na realidade juvenil.

Parte-se da apresentação de um breve panorama histórico, de uma análise da relação juventude e religião, das dificuldades enfrentadas no campo da educação, trabalho e da política, finalizando com uma análise da perspectiva de futuro do jovem no Brasil. De http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-da-juventude-22-de-setembro.html

DIA DA DEFESA DA FAUNA - 22 DE SETEMBRO
O comércio internacional da vida selvagem tem sido o único estímulo para a caça predatória de diversos animais que se encontram em risco de extinção em vários países do mundo. O Brasil firmou, em 3 de março de 1973, a convenção sobre o "Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES", mas ela só foi regulamentada no ano 2000, pelo Decreto 3.607.
A lei brasileira que trata sobre a crueldade contra os animais data de 1924, e regulamentava as Casas de Diversões Públicas, proibindo as corridas de touros, garraios (bezerros) e novilhos, brigas de galos e canários, dentre outras diversões que causassem sofrimento aos animais.
De acôrdo com essa lei, os atentados aos animais domésticos e exóticos eram classificados como contravenção, enquanto os atentados aos animais da fauna brasileira, eram considerados crimes. A Lei 9.605, de 1998, veio corrigir-la, classificando como crime qualquer atentado aos animais, independentemente de sua natureza. As sanções penais e administrativas para as infrações contra a fauna, seja ela, silvestre, nativa, exótica ou doméstica, foram regulamentadas pelo Decreto 3.179, de 1999.
O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilícito do mundo, estando somente abaixo dos tráficos de drogas e de armas. Esse comércio movimenta um mercado internacional de bilhões de dólares, anualmente - só o Brasil é responsável por mais de dez por cento dessa receita. Doze milhões de animais são retirados de nossas florestas todos os anos.
Desse total, estima-se que cerca de 30% abasteça o mercado internacional e 70%, o mercado interno. E ainda, pouco menos de 50% dos animais traficados chegam com vida ao seu destino final. Nossa lista oficial de animais ameaçados de extinção já ultrapassa 200 (duzentas) espécies.
A natureza é abundante, mas seus recursos podem acabar. A predação contínua é declarada e irremediável porque, apesar das leis, não há fiscalização suficiente para impedi-la. Entretanto, a natureza é sábia e sua lei nunca falha, pois ela pune quem não a respeita, de uma maneira ou de outra, mais cedo ou mais tarde.
Nessa a convivência diária e constante, a consciência de gerações para a utilização dos recursos naturais mostra que são indispensáveis regras claras que imponham o respeito e cuidado para a preservação da natureza e todos os animais. Dessa forma as sociedades adotaram como regras de convivência as práticas que definem padrões e comportamentos, aliadas às penalidades aplicáveis para o seu eventual descumprimento. De 

22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro – World Car Free Day

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2004.
O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em mais de mil cidades ao redor do planeta para lembrar que a cultura do automóvel é responsável em grande parte pela degradação do meio ambiente, principalmente dos espaços públicos urbanos, e das relações sociais. É um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais, a bicicleta é a grande vedete.
A bicicleta é uma excelente alternativa de deslocamento, sobretudo para pequenas distâncias. Leva seu condutor de porta a porta, permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos. Mesmo em cidades de relevo acidentado a atual tecnologia de marchas permite a circulação por ruas inclinadas com relativa facilidade. Muitas pessoas têm percebido isso, e o número de ciclistas na cidade tem aumentado visivelmente.
Porém, a nossa infraestrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte é precária. Há pouquíssimos bicicletários e paraciclos, poucas empresas dispõem de vestiários para incentivar seus funcionários a ir de bicicleta para o trabalho, as ciclovias são quase inexistentes e as que existem são pouco estratégicas, o trânsito é hostil aos ciclistas.
World Carfree Day is an annual celebration of cities and public life, free from the noise, stress and pollution of cars. Each year on September 22, people around the world organize events of all sizes to showcase alternatives to the automobile. World Carfree Network invites organisations and individuals everywhere to join. Fonte: Wikipédia / CMI Brasil / Mountainbikebh / World Car Free Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário