> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE SETEMBRO

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21 DE SETEMBRO


21 de Setembro – Dia da Árvore

21 de setembro foi escolhido para comemorar o Dia da Árvore porque ele antecede o início da Primavera no Hemisfério Sul, no dia 23 de setembro.
A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto, ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto.
As árvores atuam como barreiras naturais, mudam a direção dos ventos, filtram poeira e fuligem, e mantem firme o solo, sendo indispensáveis nas encostas e margens de rios, além de produzir oxigênio.
A árvore também está presente no papel que escrevemos, nos móveis que utilizamos e, muitas vezes, nas casas em que moramos. Trata-se de um recurso natural renovável, mas a rapidez com que florestas inteiras vêm sendo devastadas se constitui em crime ambiental e uma das principais preocupações da sociedade atual. O desmatamento acarreta, ainda, a extinção de inúmeras espécies, que dependem das árvores para se alimentar e se abrigar.
Fonte : IBGE Teen / Paulínia em Foco / Ambiente Brasil

21 de Setembro – Dia Internacional da Paz – International Day of Peace

No dia 7 de Setembro de 2001 a Assembleia das Nações Unidas decidiu que, a partir de 2002, o Dia Internacional da Paz deve ser celebrado todos os anos a 21 de Setembro (resolução 55/282).
O Dia Internacional da Paz deve ser observado como um dia mundial de cessar-fogo e de não-violência, durante o qual todas as nações e todos os povos são convidados a cessar as hostilidades. Também os Estados Membros, os órgãos das Nações Unidas, as organizações regionais e não governamentais foram convidados a comemorar o dia e a cooperar com as Nações Unidas, tendo em vista estabelecer um cessar-fogo mundial.
A Paz também é comemorada no dia primeiro de Janeiro e 6 de Agosto.
The International Day of Peace, also known as the World Peace Day, occurs annually on September 21. It is dedicated to peace, or specifically the absence of war, such as might be occasioned by a temporary ceasefire in a combat zone. It is observed by many nations, political groups, military groups, and peoples. Fonte: Comemorando Blogspot / Wikipédia

21 de Setembro – Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer – World Alzheimer’s Day



21 de Setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência

O Vice-Presidente da República, no exercício do cargo de Presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, sancionou a Lei número 11.133 (14/julho/2005), instituindo o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, a ser celebrado anualmente no dia 21 de setembro.
Esta é uma data muito recente, o que dá bem a dimensão do quanto ainda é preciso fazer para que o respeito às diferenças seja observado em nossa sociedade.
Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema: pequenas ações que podem se multiplicar e contribuir para tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível. Fonte : Porto Web / Cedeipod

FAUNA - SEMANA NACIONAL - 21 A 27 DE SETEMBRO 


O Brasil tem uma fauna muito rica e algumas de suas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo, como o peixe-boi, o boto-rosa e a arara-azul-de-lear. Estima-se que existam no país mais de 11 mil espécies de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), mais de 30 milhões de espécies de insetos e cerca de 30 mil espécies de outros invertebrados.
Elza Fiuza/ABr Pesquisadores da USP descobriram na Floresta Nacional de Carajás um refúgio de araras-azuis Ampliar

Fauna é o conjunto das espécies animais de uma região. Elas estão espalhadas em diversos lugares, pois cada uma se adapta ao tipo de vegetação, clima e relevo da área em que vive.


Na América do Sul, o Brasil tem a maior diversidade de aves. Pesquisadores da USP descobriram na Floresta Nacional de Carajás um refúgio de araras-azuis. O país também abriga o maior número de primatas, animais vertebrados e anfíbios da Terra. As espécies de peixe de água doce somam 3 mil, um total três vezes maior que o de qualquer outro país. Na lista de espécies nativas brasileiras estão pelo menos 17% das aves e 10% dos anfíbios e dos mamíferos encontrados em todo o planeta.

Apesar de toda essa riqueza, há no país um número relativamente pequeno de animais de cada espécie e muitas delas estão desaparecendo muito rapidamente. Um dos principais motivos é a atuação do homem e sua busca pelo desenvolvimento a qualquer custo. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que degradam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies. De http://www.portalescolar.net/2011/07/fauna-semana-nacional-21-27-de-setembro.html

DIA DO FAZENDEIRO - 21 DE SETEMBRO


É inegável que a prosperidade no campo alavanca o desenvolvimento nas cidades. A capitalização dos fazendeiros incentiva a abertura de empregos em outras áreas da economia, como nas indústrias de construção civil, têxtil e automobilística.

Durante séculos, passamos para o conceito de fazenda, uma grande propriedade rural, de lavoura ou de criação de gado, com alta produtividade. Assim temos a definição de fazendeiro à pessoa que possui ou cultiva terras. 


As fazendas do Brasil-colônia

Os "senhores", que eram chamados os fazendeiros, e suas famílias viviam na casa-grande ou sede. Em geral, eram muito ricos e ocupavam cargos públicos, como juízes de paz, oficiais da Guarda Nacional, deputados, governadores municipais e provinciais.

A ânsia pelas riquezas fazia com que os casamentos fossem cada vez mais freqüentes entre essas famílias. De modo que as propriedades não eram divididas. Outro desejo comum era obter um título de nobreza.

Para alcançar esse objetivo, eles prestavam serviço ou trocavam favores como o Imperador, ou compravam o título.

O "Dia do Fazendeiro"

A maioria dos grandes fazendeiros tornava-se barão. Os barões do café, do cacau e outros, valorizavam hábitos e comportamentos que consideravam adequados à nobreza.
Eram hospitaleiros com os conhecidos, protegiam os afilhados, financiavam obras culturais e beneficentes, viajavam muito e mandavam os filhos à Europa para estudar.

Tudo mudou para os fazendeiros brasileiros, com a abolição dos escravos e a chegada dos imigrantes. Aos poucos foram empobrecendo e a nobreza estava apenas no título comprado. A maioria adaptou-se aos novos tempos, que a república exigia, e novas gerações de fazendeiros surgiram. De http://www.portalescolar.net/2011/07/dia-do-fazendeiro-21-de-setembro.html

21 de Setembro: Dia Nacional dos Radialistas, Parabéns !

Em especial hoje, PARABÉNS AOS RADIALISTAS!
Durante muito tempo o Dia do Rádio, da Radiodifusão e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de Setembro. A celebração teve início em 1945, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.

Nos anos 80, por ocasião do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado O Dia da Radiodifusão. Escolheram 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto. Dessa forma, passamos a comemorar em 21 de Setembro o Dia do Radialista e em 25 desse mês o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão.


Mais recentemente, em decreto assinado pelo ex- Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o Dia do Radialista a ser comemorado em 7 de Novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Costumes não se criam por decreto e em razão disso vários radialistas têm como data original 21 de setembro qual todos os radialistas gostam.


No dia 21 saudamos os radialistas. No dia 25 homenageamos os radiodifusores, os proprietários de Emissoras. Recebam a nossa homenagem e os nossos votos de sucesso. Por Redação Sou do Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário