> TABOCAS NOTICIAS : 18 DE SETEMBRO

terça-feira, 18 de setembro de 2012

18 DE SETEMBRO


18 de Setembro – Dia Nacional da Televisão

Apesar de muita gente comemorar o dia da televisão em 11 de agosto, em referência ao dia de Santa Clara, padroeira da TV, o dia oficial da inauguração da televisão brasileira,18 de setembro, foi instituído como o Dia Nacional da Televisão.
Em 2001, o presidente da República Fernando Henrique Cardoso promulgou uma lei federal instituindo o dia 18 de setembro como Dia Nacional da Televisão. Nessa data são homenageados os pioneiros e profissionais de todas as emissoras.
No dia 18 de setembro de 1950 nasceu a televisão brasileira. Foi inaugurada a PRF-3 TV Tupi-Difusora, canal 3 de São Paulo, primeira emissora da América Latina. O empresário Assis Chateaubriand foi o responsável por trazer a televisão para o Brasil.
O primeiro programa contou com a presença de Lolita Rodrigues. Uma das histórias mais famosas dos bastidores do início da televisão no Brasil é a de que Hebe Camargo não compareceu ao evento de inauguração. A apresentadora deixou de cantar o Hino da TV para encontrar seu namorado. Sobrou para sua amiga Lolita Rodrigues. Além de Hebe e Lolita, muitas pessoas marcam a história da televisão. Fonte: World Mix / AdNews

18 de Setembro – Dia dos Símbolos Nacionais

São quatro os símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. São regulamentados pela Lei número 5.700, de 1 de setembro de 1971.
Em cerimônias, eventos esportivos, documentos importantes e localidades oficiais, esses símbolos representam o Brasil – por isso, devem ser respeitados por todos os cidadãos. São os símbolos nacionais que nos identificam como nação, como pessoas que compartilham uma mesma terra e uma mesma língua.
Bandeira Nacional – A bandeira do Brasil foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos e desenhada por Décio Vilares. Ela foi adotada em 1889. Hastear a bandeira é um costume de muitas escolas, e o momento do hasteamento é muito respeitado pelos brasileiros, em sinal de homenagem à Pátria que amamos.
Armas Nacionais ou Brasão Nacional – As Armas Nacionais são de uso obrigatório no Palácio da Presidência da República, nos prédios dos Ministérios, na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos. Também são utilizadas em todos os prédios oficiais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os Estados.
Selo Nacional – Para provar que um documento é verdadeiro, não pode faltar o Selo Nacional, que é usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e os certificados feitos pelos locais de ensino oficiais.
Hino Nacional – O Hino Nacional é executado em solenidades oficiais do governo e em competições esportivas. É tocado também em eventos como formaturas de escolas e colégios e durante o hasteamento da Bandeira Nacional. Fonte: Conversa com a FAB / Nosso São Paulo / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário