> TABOCAS NOTICIAS : 15 DE SETEMBRO

sábado, 15 de setembro de 2012

15 DE SETEMBRO

15 de Setembro – Dia do Cliente

O Dia do Cliente é uma iniciativa criada pelo consultor João Carlos do Rego a partir da constatação de que a fidelização e o relacionamento com o cliente são ações pouco desenvolvidas no País.

Para o idealizador da data, o Dia do Cliente foi feito para ser um dia de homenagens e de agradecimentos. Ele entende que o propósito da data está em promover uma ampla conscientização coletiva a respeito da importância da figura do Cliente.
Estrategicamente, a data de homenagens e agradecimentos ao cliente foi escolhida para ser no dia 15 de setembro, por não haver nada no calendário comercial. Segundo João Carlos, há diferenças entre cliente e consumidor, cuja data é comemorada em 15 de março. “Consumidor é aquele que compra para seu próprio uso e não para revender, já cliente é o que compra com o caráter da habitualidade de um mesmo fornecedor; a figura do antigo freguês”, explica.
Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec) em parceria com a E-consulting, especializada em consultoria estratégica, revelou o grande potencial de geração de empregos do setor de relacionamento com o cliente, que hoje contrata mais do que a indústria automobilística. Em 2006, o segmento cresceu 20%, movimentou cerca de R$ 5.8 bilhões e empregou um milhão de pessoas. Fonte: Via6 / Administradores

15 de Setembro – Dia do Musicoterapeuta

Em abril de 1991, Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo, decretou a data de 15 de setembro como o Dia do Musicoterapeuta. Logo a comemoração foi estendida para o resto do país.

A definição clássica diz que Musicoterapia é a utilização da música e/ou algum de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.


A Musicoterapia é uma intervenção terapêutica não-verbal, cujo objeto formal de estudo é o comportamento sonoro do indivíduo. Através de testes e entrevistas procura-se estabelecer um quadro da “história sonora” do paciente. A partir disto, busca-se desenvolver o processo terapêutico adequado para cada caso.

A Musicoteria atua nas áreas de educação especial, reabilitação, psiquiatria, geriatria, obesidade, depressão, fobia, dependência química, doenças terminais, ansiedade, stress, patologias, dificuldade de aprendizagem, acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em escolas, creches e outras instituições, atendimento em escolas para crianças com hiperatividade e déficit de atenção, acidente vascular-cerebral, etc. A atividade também tem obtido resultados exemplares na condução do trato com os idosos e no aprofundamento da vivência do processo criativo e das relações interpessoais.
O Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, oferece curso superior em Musicoterapia, com 4 anos de duração. O Ingresso é realizado semestralmente e o exame de vestibular inclui provas de habilidade específica em música (teoria e prática instrumental), e entrevista pessoal. Fonte: União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM)

15 de Setembro – Dia Internacional da Democracia – International Day of Democracy

No dia 8 de novembro de 2007 a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de setembro como o Dia Internacional da Democracia, em referência ao 20º Aniversário da Primeira Conferência sobre Democracias Novas ou Restauradas.
O objetivo é promover um valor universal baseado na livre expressão dos cidadãos, para determinar por si mesmo o seu sistema político, econômico, social e cultural.
A ONU comemora a efeméride com um pedido para que a comunidade internacional reafirme a vontade de construir sociedades participativas.
Para as Nações Unidas, a democracia é um processo e um objetivo que só pode ser realizado por meio da cooperação da comunidade internacional, dos governos e da sociedade.
The choice by the United Nations of 15 September for the International Day of Democracy corresponds to the adoption in September 1997 by the IPU of a Universal Declaration on Democracy. That Declaration affirms the principles of democracy, the elements and exercise of democratic government.
The word “democracy” comes from two Greek words: demos, which means “the people”, and kratein, which means “to rule”. Throughout history, democracies have flourished, been threatened or replaced by authoritarian rule only to re-emerge in societies all over the world today. Fonte: Overview / Expresso das Ilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário