> TABOCAS NOTICIAS : Suspeitas de armação de resultados se alastram pela Olimpíada

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Suspeitas de armação de resultados se alastram pela Olimpíada

Após a eliminação de atletas de badminton, acusações de armação de resultados se alastraram pelos Jogos de Londres-2012. Mas não houve nenhuma nova punição.
Houve insinuações de que atletas não fizeram esforço para vencer no futebol, vôlei, basquete e ciclismo. E, na terça, surgiu mais um caso, no handebol, com a Noruega.
Ao optar por um desempenho pior, os atletas têm como objetivo favorecer-se mais à frente. Foi o que fizeram as oito jogadoras do badminton excluídas da Olimpíada.
Mas punições só são estabelecidas segundo regras da federação de cada esporte.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) informou que só vai interferir em casos de entrega de jogo gritante, percebidas pelo público. A preocupação é com a imagem.
Mas as supostas armações são bem mais sutis. Membros da equipe do Brasil de handebol apontaram que a Noruega não se esforçou ao máximo no jogo contra a Espanha, pela fase classificatória.
Com a derrota, as norueguesas pegaram e bateram o Brasil nas quartas de final, evitando rivais mais tradicionais, como Rússia e Croácia.
"Parece que a Noruega não fez tanta força para ganhar da Espanha. Foi a sensação que todos nós tivemos", afirmou o dinamarquês Morten Soubak, técnico do Brasil. "Conversamos entre nós e sentimos, sim, que a Noruega poderia ter jogado mais", falou a ponteira Alexandra.
Mas o treinador da Noruega, Thorir Hergeirsson, negou ter tentado perder. "Nosso time está muito inconstante."
Também os espanhóis negaram ter jogado para perder contra o Brasil no basquete, na segunda. A derrota evitou que os ibéricos, vice-campeões olímpicos, ficassem na mesma chave dos EUA.
No fim do jogo, a Espanha passou a realizar defesa menos intensa, sem marcação individual, e o Brasil virou. "Foi estranho", disse o ala Alex. Mas o time brasileiro também pôs na quadra reservas que pouco vinham jogando e poupou o pivô Nenê.
As jogadoras brasileiras de vôlei também desconfiaram de um resultado: China 3 x 2 Coreia do Sul, que classificou ambas e deixou o time à espera de outro placar para não cair na primeira fase.
O técnico japonês do futebol feminino, Norio Sasaki, admitiu que seu time jogou para empatar com a África do Sul. Assim, pegou o Brasil.
No ciclismo, o britânico Philip Hindes reconheceu que bateu na sua primeira tentativa na prova para ter nova chance. Seu time ganhou o ouro depois disso.
"A corrida ocorreu e podemos dizer que, claramente, os maiores esforços foram feitos pela equipe de ciclismo britânica", minimizou o porta-voz do COI, Mark Adams.
Há só quatro esportes, entre eles o badminton, que têm regra que obrigam os atletas a fazer esforço máximo para vencer. Sem a restrição, a ética fica a critério de cada um. De http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário