> TABOCAS NOTICIAS : Rato cai de buraco no teto sobre estudante em sala da emergência de hospital no Rio

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Rato cai de buraco no teto sobre estudante em sala da emergência de hospital no Rio

Felipe Martins 
Do UOL, no Rio
A estudante de gastronomia Nathalia Lucchini Siqueira, 23 anos, foi atingida por um rato que caiu sobre seu corpo dentro do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.

Nathalia acompanhava a avó, Marina D’Elia Lucchini, de 76 anos, na emergência do Cardoso Fontes. Elas estavam sentadas na sala de espera quando o rato caiu sobre a jovem através de um buraco no teto. O animal acabou arranhando a estudante em um dos dedos.
“Eu estava conversando com a minha avó e mandando mensagem de texto pelo celular quando o rato caiu em cima do meu braço. Eu me espantei, mas ele acabou me machucando com a unha. Graças a Deus eu estava de casaco, e ele não me mordeu”, disse.
Em estado de choque, a jovem acabou ajudada por uma faxineira do hospital, que a orientou a lavar o local e passar álcool. Em seguida, ela procurou atendimento médico, só conseguindo uma hora e meia depois. “Só me atenderam depois que perceberam a minha irritação”, disse.
Como já havia tomado a vacina antitetânica há dois anos, o médico que a atendeu informou que não seria necessária uma nova dose, pelo pequeno tamanho do ferimento.  O machucado físico já está fechando.
“Se eu fecho os olhos ainda me lembro do que aconteceu. Ainda estou em estado de choque. A minha avó ficou em estado de choque. Um bicho nojento em cima de mim que poderia ter caído nela. Graças a Deus aconteceu comigo, uma pessoa saudável, mas e se fosse na enfermaria ou na UTI neonatal? O estado em que o hospital está é deplorável”, disse Nathalia.
A estudante informou ainda não saber se vai tomar alguma medida judicial contra o Cardoso Fontes. “As pessoas me falam para processar o hospital, mas eu ainda não sei o que fazer. Ainda estou em choque. Mas a minha primeira intenção é levar ao conhecimento das pessoas essa situação de descaso com a saúde pública”, declarou.

Outro lado

Procurada pela reportagem do UOL, a direção do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) informou, por meio de nota, que o aparecimento nesta terça-feira (7) de um rato nas dependências da Emergência constitui-se em um fato isolado. Sobre o buraco no teto, a direção disse que o setor passa, no momento, por obras de ampliação, readequação e melhoria de infraestrutura.
A nota alega ainda que o hospital está localizado em área de proteção ambiental (Bioma Mata Atlântica), que, “além de sua fauna natural, eventualmente pode atrair outras espécies urbanas”.
No caso específico desta terça-feira, a direção do HFCF informou que acionou imediatamente a empresa de controle de vetores ambientais, que presta serviços à unidade, e esta constatou que o setor estava devidamente protegido e dedetizado.
Sobre a reclamação da demora no atendimento pela estudante, a nota diz apenas que Nathalia Lucchini Siqueira, 23 anos, acompanhante da paciente Marina D'Elia Lucchini, foi atendida no HFCF e recebeu encaminhamento para tomar a vacina antitetânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário