> TABOCAS NOTICIAS : Quando o computador pede ajuda

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quando o computador pede ajuda

 luciele.velluto at estadao.com
O computador está mais lento e não realiza as atividades no momento desejado. É hora de “limpar” a máquina: ela pode estar precisando de um limpeza de memória ou de softwares que não são mais utilizados. E há programas disponíveis para download gratuito que podem ajudar a fazer essa “faxina” tecnológica.
A limpeza para que o computador fique mais rápido precisa ser feita na memória RAM, o componente principal para que os programas funcionem no computador. “É como uma mesa de trabalho, onde há informações para o processo. Com o uso, vão se colocando muitas informações nesse local e fica poluído, por isso é necessária a limpeza”, diz Almir Meira Alves, professor de redes de computador da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).
Com o uso do equipamento, os programas vão deixando pequenos fragmentos de registro, chamados de logs, e arquivos temporários, que não têm função para quem está utilizando a máquina, mas que carregam a memória RAM. E isso vai deixando o computador cada vez mais lento, já que parte dessa memória está ocupada com esses arquivos.
Para melhorar o desempenho da máquina, há softwares gratuitos que podem fazer a varredura da memória RAM e deletar esses arquivos que não estão sendo utilizados. A indicação do especialista da Fiap é que esse programa seja utilizado sempre que o usuário perceber uma lentidão do equipamento para executar programas ou abrir arquivos. “Eu utilizo sempre, todos os dias antes de começar a trabalhar. Faço primeiro a limpeza e depois começo usar o computador”, conta Alves.
O professor explica que os programas gratuitos atendem bem as necessidades do usuário doméstico e que não deletam arquivos importantes armazenados, que ficam em outra memória, a HD.
Entre os diversos programas oferecidos em sites de download, Alves recomenda o CCleaner e o Glary Utilities. “São simples de ser usados, de instalação padrão como qualquer programa”, diz Alves. Mas em sites de download há centenas desses programas para o usuário escolher qual o melhor para sua máquina. Uma dica é procurar a parte de avaliação de outros usuários e analisar as recomendações para ter ideia se o software vai responder à suas necessidades.

O professor do departamento de Ciências da Computação do Centro Educacional FEI Rodrigo Filev também recomenda que o usuário desinstale programas que não usa mais. “Quando baixamos alguns softwares, outros podem vir juntos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário