> TABOCAS NOTICIAS : ITAPETINGA-BA: Por falta de recursos, hospital pediátrico fecha as portas

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ITAPETINGA-BA: Por falta de recursos, hospital pediátrico fecha as portas

O único hospital pediátrico de Itapetinga, o Raimundo Perazzo, decidiu encerrar as suas atividades, devido ao drástico corte de recursos do SUS, imposto pela Secretaria Municipal de Saúde, a mando do prefeito.
O hospital, que já chegou a receber cerca de R$70 mil reais do SUS, mensalmente, para pagamento de médicos, enfermeiros, medicamentos, alimentação e outras despesas administrativas, teve o repasse reduzido, neste último mês de julho, para apenas R$27 mil reais, por conta de política retaliadora da atual gestão municipal, que associa política partidária à saúde pública, como se ambas fossem a mesma coisa, em detrimento dos interesses da comunidade mais carente, usuária do Parazzo, uma simples instituição filantrópica.
As dificuldades do Perazzo, que já eram muitas devido ao corte do convênio que mantinha com a Prefeitura Municipal, tornaram-se maiores ainda com o advento da municipalização plena da saúde no município, onde a Secretaria Municipal de Saúde passou a ter poderes para auditar e glosar despesas dos hospitais, ao seu bel prazer, culminando no corte injustificável de repasses para o Perazzo, por conta de pequenos erros, perfeitamente sanáveis.
Por conta disto, procedimentos inteiros foram glosados, pela simples falta de carimbos abaixo das assinaturas de enfermeiros, o que poderia ser perfeitamente corrigido, além de lançar dúvida sobre a autoria das assinaturas do médico Dr. Sérgio Guimarães, apesar do próprio médico ter confirmado, formalmente, terem sido da sua própria lavra.
Os esforços da direção do hospital para continuar aberto à comunidade carente, de nada adiantaram, pois a ordem para retaliar veio “de cima”, o que culminou com a fechamento do hospital.
Um enorme prejuízo para a população e também para os interesses eleitorais do prefeito municipal, que vai ter que se explicar diante da população e do próprio Ministério Público, que já foi informado e deverá abrir sindicância para apurar mais essa vergonhosa perseguição política, contra os interesses da população. De http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário