> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Hospital São Lucas nega atendimento a idosa e polícia é acionada

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ITABUNA-BA: Hospital São Lucas nega atendimento a idosa e polícia é acionada

Por: Radar Notícias
A negligência em atendimento médico gerou uma grande confusão no Hospital São Lucas, em Itabuna, na noite desta quinta-feira (10). A paciente Maria Oneida, 88 anos, foi levada com insuficiência respiratória de ambulância da cidade de Jussari até o Hospital, que recusou atendimento.
Os familiares de Maria seguiram para o Hospital de Base, lá foi explicado que o atendimento deveria ser realizado pelo São Lucas. A família retornou ao local, onde mais uma vez o atendimento foi negado. A paciente esperou duas horas para ser recebida.
De acordo com o neto da paciente, Jackson Muniz, o Hospital só aceitou Maria Oneida após a família acionar a Polícia Militar, que conversou com os atendentes e após os parentes assinarem um termo de responsabilidade, assumindo a culpa em caso de óbito.  
O Radar tentou conversar com a enfermeira responsável pela unidade no momento, mas ela se recusou a falar com a equipe de reportagem.

Um comentário:

  1. O hospital está lotado. Não tem obrigação de disponibilizar vaga a ninguém que vem de fora, sem que o município de origem entre em contato com o hospital previamente, solicitando a vaga.

    Não tem vaga! E ponto final.

    Insuficiência respiratória em hospital que nem um ponto livre de oxigênio tem, morre mesmo e pronto. Se o hospital não tem condições e ainda assim abre as portas para uma paciente dessas, acaba assumindo a responsabilidade, que é e sempre foi da cidade de origem.

    O correto era o hospital de Jussari ter entrado em contato com a lista de hospitais referência, verificar qual tem vaga disponível e encaminhar a paciente com o contato realizado e equipe preparada para receber.

    Mas isso eles não fazem. Querem se livrar logo do paciente e colocam na ambulância sem dar satisfação a ninguém.

    Então chama-se a polícia. Ou a imprensa marrom. E o paciente entra no hospital. Apenas para morrer lá dentro. Simples assim.

    Mas explicar isso não dá Ibope. O que dá Ibope é falar de "negligência". É falar de "erro médico".

    Se você tem amor ao seu familiar... Não queira forçar a entrada em lugar que não tem condições de atendê-lo, lugar lotado. A sua confusão, o seu barraco, não vão trazer benefício nenhum. Não perca seu tempo. Mesmo se conseguir atendimento, você se arrependerá de tê-lo conseguido. Essa é a verdade.

    ResponderExcluir