> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Ficc lança livro sobre história da ferrovia da Região Cacaueira

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ITABUNA-BA: Ficc lança livro sobre história da ferrovia da Região Cacaueira


A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), lançam domingo (13), às 19h, na Livraria Nobel do Shopping Jeq

uitibá, o livro ‘Os caminhos de ferro: a história da ferrovia na Região Cacaueira da Bahia’, de Manoel Tenório Junior.

livro retrata a historia da ferrovia sob a ótica da abordagemcaracterística da história econômicaonde o trem surge como umimportante vetor para o crescimento e distribuição demercadorias, com destaque para a exportação do cacau. ParaTenório, o trem sedimentou a região como primária exportadora. “A ferrovia veio fazer o papel de corredor agrário exportador”,comenta.
obra resultou da monografia apresentada pelo autor na conclusãodo curso de História na UESC em 2003, que posteriormente passoupor uma pesquisa mais refinada para seu Mestrado em Cultura eTurismo na mesma universidade em 2005. O trabalho apresentadofoi apreciado pelo escritor e ex-presidente da FiccCyro deMattosque na época o convidou para escrever um livro sobre ahistória da ferrovia na região cacaueira com o selo da Fundação.
Para o historiador pernambucanoque mora  26 anos em Itabuna, o livro compõe um importante capítulo dahistória do sul da Bahia, onde o trem proporcionou desenvolvimentotanto na produção de cacauquanto nacriação do trajeto urbano de várias cidades da região suldentre os quais se podem destacar ItabunaIlhéus,Itajuípe e Uruçuca.
O longo período de pesquisas sobre as ferrovias valeu a pena para o autor porque servirá de acervo para estudantes e pesquisadores da região. ”Espero que seja disseminada a história da ferrovia, criando assim, uma referência para posteriores pesquisas e também um norte para estudantes de escolas em todos os níveis”, finaliza.

Minicurrículo do autor
Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior nasceu no Recife e mora em Itabuna desde 1986. Mudou-se para a Bahia quando passou no concurso para analista judiciário. Formado em Economia (Unicap/UESC) e História (UESC), também é Mestre em Cultura e Turismo (UESC/UFBA).
O historiador carrega em sua história de vida uma intimidade com as estradas de ferro. Seu avô materno foi trazido de Portugal por ingleses para trabalhar em uma empresa responsável pela instalação e operação de linhas de bondes na capital pernambucana. Além disso, quando criança Manoel vivenciou o fluxo constante dos trens de cargas que traziam riquezas para o Porto do Recife, pois a estrada de ferro da capital pernambucana passava a metros do quintal de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário