> TABOCAS NOTICIAS : Governo volta a negociar, mas manda cortar os salários de 80 mil servidores federais

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Governo volta a negociar, mas manda cortar os salários de 80 mil servidores federais


CorreioWeb
O Ministério do Planejamento vai cortar o ponto de 80 mil servidores que estão em greve. Os dias parados serão descontados no contracheque deste mês, que será fechado no próximo dia 20. Com essa decisão, o governo dá o mais claro sinal de seu descontentamento com o funcionalismo, que partiu para o confronto — inclusive nas ruas — por reajustes médios de 22%.

A determinação vale, inclusive, para as universidades, que têm autonomia administrativa. Os reitores já foram avisados pela Advocacia-Geral da União (AGU) de que devem punir os trabalhadores que estão de braços cruzados há mais de dois meses.

A partir de hoje, o governo retomará as negociações com os servidores. O governo, pelo que foi acertado ontem entre a presidente Dilma Rousseff e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, não deverá fazer uma proposta de aumento linear — não por enquanto.

A determinação do Palácio do Planalto é privilegiar carreiras que estão com salários mais defasados. Nesse grupo, estão os professores de universidades, aos quais foram propostos aumentos de até 45%, e os técnicos administrativos de universidades, que devem ter correção de 15%.

Já está certo, também, que os militares e algumas categorias de técnicos, como as do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), serão agraciados com rendimentos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário