> TABOCAS NOTICIAS : Gerdau será diretamente beneficiado pelo novo Programa de Privatizações na Infraestrutura

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gerdau será diretamente beneficiado pelo novo Programa de Privatizações na Infraestrutura

O grande pacote de incentivo ao investimento em infraestrutura no Brasil anunciado pelo governo, beneficiará diretamente a Gerdau e a Metalúrgica Gerdau, afirma a equipe do Deutsche Bank.

. O plano traz um reflexo claro para algumas empresas da bolsa, já que mais infraestrutura significa mais consumo de aço. "Considerando que os gastos em infraestrutura necessitam de oito a dez vezes mais consumo de aço, nós acreditamos que isso seria um catalisador positivo para o setor [siderúrgico] e, se confirmado, a Gerdau seria a ação mais beneficiada", escrevem em relatório Rodrigo Barros e Leandro Cappa, analistas do Deutsche Bank.

. Entre as siderúrgicas, o setor de aços longos - no qual a Gerdau atua e é a única com foco para o segmento na bolsa - deve captar os maiores ganhos deste pacote. Isso porque os bens de capital, a construção e os tubos, que respondem pela maior parte dos gastos em infraestrutura, representam 78% do consumo de aço longo no Brasil. Em aços planos, a porcentagem é de 49%, mostram os analistas do Deutsche.


. Portanto, Barros e Cappa preveem que esse pacote do governo pode criar um ponto de virada para as siderúrgicas. "Nossa visão é que isso [o pacote] criaria uma tendência positiva de muitos anos para a demanda de aço longo no Brasil e reduziria a percepção de risco em torno do setor e do país." Entretanto, eles lembram que a implantação do programa pode levar alguns anos para começar a ganhar tração.


. Com isso, a equipe do Deutsche Bank reiterou a recomendação de compra para Gerdau, já que, além da demanda que esse programa de concessões pode gerar, há a expectativa de que ela se beneficie de uma potencial parceria nos ativos de minério de ferro. Por polibio.braga@uol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário