> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: RS não tem como se endividar mais ainda

sábado, 18 de agosto de 2012

BRASIL: RS não tem como se endividar mais ainda

 O economista gaúcho Darcy Francisco Carvalho dos Santos disse nesta sexta-feira ao editor que é absurdo o incentivo anunciado pelo governo estadual para que os governos estaduais aumentem seus níveis de endividamento. Sobre o RS, eis o que ele avisou:
- O governo do RS é o que mais deve, pois é o único que deve mais de duas vezes sua receita corrente líquida, cerca de R$ 57 bilhões, englobando aí dívidas de curto e longo praaos, mais os precatórios. O serviço anual desta dívida é de R$ 3 bilhões.

. Num caso como este, a União deveria propor a revisão do acordo feito em 1998, já que as txas de juros de 6% e a correção pelo IGP-DI, que cresceu 35% acima do índice oficial de inflação, apenas penalizam os governos estaduais.

. Este é um debate recorrente no RS, mas que ganhou mais força agora, porque o governo estadual é do PT, o mesmo do governo federal. 

. Acontece que a presidente Dilma Rousseff quer esfriar esse debate, que já chegou no Congresso, onde alguns projetos, como o do senador Francisco Dornelles, pretendem mudar os indexadores e os juros, inclusive com efeito retroativo. 

. O economista Dary dos Santos está particularmente alarmado com a disposição do governo estadual de se endividar nos níveis em que já anunciou que faria, porque isto tornaria insuficiente a margem de endividamento conseguida a partir de 2008, quando o governo Yeda Crusius promoveu o déficit zero, depois de 37 anos de desmandos fiscais e financeiros. 

- Os Estados pagarão juros de 14% neste ano, por suas dívidas, caso o IGP-DI fique mesmo em 7,5%. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem “Debate sobre dívida dos Estados esfriou”, do dia 16, jornal Valor. Por Polibio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário