> TABOCAS NOTICIAS : 30 DE AGOSTO

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

30 DE AGOSTO


30 de Agosto – Dia Internacional dos Desaparecidos – International Day of the Disappeared


O dia 30 de agosto foi declarado como o Dia Internacional dos Desaparecidos pela organização não-governamental Federação Latino-americana de Associações das Famílias dos Detidos e Desaparecidos (FEDAM), e hoje é comemorado ao redor do mundo. Segundo a entidade, o problema afeta pelo menos 30 países em todo o mundo, principalmente na África, América, Europa e Ásia.

Os “desaparecidos” são aquelas pessoas que foram detidas por agentes do Estado, mas cuja identidade e destino final é escondido, e a custódia negada posteriormente. Segundo a Anistia Internacional, um “desaparecimento”  geralmente ocorre com a autorização, apoio ou consentimento do Estado, porém autoridades negam que a vítima esteja sob sua custódia. Assim, não é possível saber o destino final da vítima, e a pessoa fica fora da proteção da lei. O grupo de trabalho da ONU sobre os desaparecimentos forçados tem 45.998 casos deste tipo de delito em seus registros.
Nas Américas, estima-se que entre 1966 e 1986, 90.000 pessoas “desapareceram” forçosamente em países como Guatemala, El Salvador, Honduras, México, Colômbia, Peru, Bolívia, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Haiti. Esta estimativa inclui crianças e bebês retirados durante a detenção das suas mães, e acredita-se que foram dados para adoção posteriormente. Mais em Fonte: Comunidade Segura / Wikipédia


O Dia do Vendedor Lojista é comemorado no dia de São Ficário, santo católico e padroeiro do vendedor lojista.

A profissão de vendas é uma das mais antigas do mundo. Vender é tão ou mais importante do que produzir, inventar ou criar produtos e serviços. É uma profissão que envolve o domínio e a utilização de uma série de princípios e técnicas.
Hoje o mercado exige muito do profissional de vendas. O desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a sobrevivência, dependem da constante habilidade do vendedor de manter-se motivado, atualizado e de aperfeiçoar-se em cursos da área. Vendas é uma especialidade que exige grande capacidade de negociação, visão estratégica, ambição, formação e amor pelo trabalho.
Fonte: Conversa com a FAB / Wikipédia

30 de Agosto – Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla

A Lei número 11.303, de 11 de maio de 2006 foi sancionada pelo Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, no exercício do cargo de Presidente da República, e instituiu o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla, a ser comemorado anualmente em 30 de agosto.
No Brasil estima-se a existência de 25 mil portadores. Em todo o mundo são cerca de 2 milhões de pacientes.
A esclerose múltipla (EM) ou esclerose disseminada é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, com maior incidência em mulheres e indivíduos da raça branca.
Este tipo de patologia leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas do sistema nervoso central (estruturas do cérebro).
Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente, levando-o à fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora causando dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores, e formigamento em partes do corpo.
Em alguns casos pode causar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência sexual.
Em estágios mais graves da doença, podemos observar um comprometimento respiratório, levando inclusive a episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez, minimizando o desconforto do paciente e uma provável piora do seu estado geral.
Exercícios para desobstruir os brônquios, exercícios para reexpansão pulmonar, reeducação diafragmática e da musculatura acessória, com uso de incentivadores respiratórios, são métodos utilizados para minimizar os desconfortos causados por esta patologia.
A EM não tem cura e a terapêutica está direcionada para atrasar a progressão e diminuir a disrupção na vida do paciente pelo alívio dos sintomas.
A administração de corticosteróides é usada em casos de episódios ou relapsos agudos. Outros imunossupressores como os análogos das purinas também têm tido resultados. A terapia com beta-interferon, que tenta diminuir a resposta TH2 dos linfócitos para uma TH1 (com menor produção de anticorpos) tem tido resultados encorajadores em apenas cerca de um terço a metade dos pacientes. Fonte: Wikipédia / Esclerose Múltipla

Nenhum comentário:

Postar um comentário