> TABOCAS NOTICIAS : 19 DE AGOSTO

domingo, 19 de agosto de 2012

19 DE AGOSTO

19 de Agosto – Dia das Operações da Marinha Brasileira

A alta Administração Naval da Marinha Imperial preocupava-se com o surgimento de novas táticas, especialmente aquelas presenciadas na Batalha de Lissa, que indicavam a dominação dos mares pelas Armadas encouraçadas, agrupadas em Esquadras compostas por unidades com alto grau de eficiência em comunicações e manobra. Nesse contexto, em 19 de agosto de 1884, criou-se a “Esquadra de Evoluções”. Eram ao todo dezesseis navios a vapor, os quais concretizavam todo o avanço que a mecânica, a termodinâmica, a ótica e a eletricidade emprestavam à estrutura dos navios, a sua artilharia e a sua mais nova arma: o torpedo.
O Comando da Esquadra de Evoluções foi atribuído ao Chefe-de-Esquadra Artur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai, a quem coube cumprir, dentre outras, as seguintes tarefas: habilitar os oficiais da Armada na aplicação dos princípios da moderna tática naval; exercitar oficiais e praças no uso das armas ofensivas e defensivas da guerra marítima, e bem assim nas operações de desembarque e ataque de fortificações; estudar a melhor tática a ser adaptada nas Flotilhas de Torpedeiras; organizar um novo regimento de sinais adaptados à tática naval moderna; e manter, em toda a Esquadra, o mais vivo espírito militar e a mais severa disciplina. Leia mais em Fonte: Marinha do Brasil


No mundo de hoje a fotografia está presente em todos os momentos, seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado. Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito.

Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura”, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.
Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.
De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi o grande responsável por “apresentar o mundo” à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única “capaz de captar a alma humana”. Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos “fotografar é captar o momento decisivo”.
The World Photography Day is celebrated on August 19, marking the date when the first announcement of photography was made in 1839. Fonte: Porto Web


19 de agosto foi designado Dia Mundial Humanitário pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua sessão plenária de 11 de dezembro de 2008, para homenagear todos os trabalhadores humanitários e funcionários das Nações Unidas que perderam suas vidas no cumprimento de suas missões e trabalhando na promoção da causa humanitária, apoiando as vítimas de conflitos armados. Na mesma ocasião foi aprovada a proposta da Suécia sobre “Fortalecimento da Coordenação da Assistência Humanitária de Emergência das Nações Unidas”. A resolução convida todos os Estados-Membros, dentro dos recursos existentes, bem como outras organizações internacionais e organizações não-governamentais, a observar anualmente esse dia, que também é o Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários, foram mortos no exercício do seu trabalho.

19 de agosto corresponde ao dia em que o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, designado como representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas para o Iraque, além de outros 21 funcionários e colaboradores da ONU em Baghdad morreram tragicamente, durante o cumprimento de missão de paz, em 2003. Leia mais em Fonte: Wikipédia


19 de agosto – Dia do Artista de Teatro 
Quando uma história ou um conjunto de atividades são interpretados por um ou mais atores, vemos surgir a arte do teatro. Com o apoio de diretores e técnicos, o artista de teatro cumpre seu papel de fazer o público, além de se divertir, refletir sobre a mensagem da peça. No palco, o ator representa toda a natureza humana, cheia de sensibilidade, grandeza e apatia. É por esta razão que no dia 19 de agosto é comemorado o dia do artista de teatro, estes profissionais que traduzem a arte de representar, provocando naqueles que assistem ao espetáculo os mais diversos sentimentos, pensamentos e descobertas. 

A arte do teatro surgiu na Grécia Antiga, com a improvisação. Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor. As precárias peças da antiguidade grega deram lugar, hoje, a uma grande, influente e sofisticada atividade cultural que é a arte de representar. 

O papel do ator na peça teatral é dar vida, veracidade, brilhantismo e sonho às artes cênicas, refletindo de forma nova o universo humano. Através de textos bem elaborados, com renovados recursos visuais, sonoros e emocionais, a ação dramática, individual ou coletiva, mobiliza plateias ao redor do mundo. Para ser ator, não é necessário apenas o talento natural, mas também muito estudo e preparação. Através do ator, o público toma conhecimento da realidade construída pelo homem e pela sociedade, bem como aquilo que os mesmos destroem; a realidade de suas vidas analisadas sob um novo olhar, o olhar encantado e novo do teatro. De http://www1.portoweb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário