> TABOCAS NOTICIAS : VASCO está há 37 rodadas seguidas no G4 do Brasileiro

quarta-feira, 25 de julho de 2012

VASCO está há 37 rodadas seguidas no G4 do Brasileiro

Vasco x Santos - Gol Douglas (Foto: Bruno de Lima)
Na época de “vacas magras” vivida até bem pouco tempo, chegar ao G4 do Campeonato Brasileiro era algo raro do torcedor vascaíno presenciar, fato que culminou, inclusive, com a queda para a Série B, em 2008. Porém, a partir do ano passado, a história mudou e há praticamente uma temporada, o Gigante da Colina não sabe o que é conviver fora das quatro primeiras colocações.
Com 26 pontos, na segunda posição, o Vasco, mesmo em caso de derrota para o Botafogo nesta quarta, não sai do grupo que tem acesso à Libertadores. Este dado eleva o Cruz-maltino ao somatório de 37 rodadas consecutivas nesta fatia seleta da tabela, mesmo número alcançado pelo Corinthians, que teve sua sequência interrompida este ano, quando perdeu para o Fluminense, na primeira rodada.
A trajetória vascaína teve início no dia 3 de agosto de 2011, na vitória por 2 a 0 sobre o Santos, em jogo válido pela 14 rodada.
Treinador da equipe, Cristovão Borges credita a impressionante regularidade à base mantida, mesmo após ter perdido 11 jogadores do título da Copa do Brasil até aqui.
– Nesse aspecto, não é segredo. É que, do trabalho, o importante é criar uma base. Criamos essa base e ela vem sendo mantida mesmo com a perda de jogadores – avaliou.
Na opinião do treinador, a filosofia criada faz com que o reforço que chegue ao elenco cruz-maltino encontre um trabalho já formado, o que facilita sua adaptação. Por isso, deste modo, o comandante não vê a necessidade de uma caça desesperada ao mercado.
– Você tem a facilidade de fazer apenas contratações pontuais. Não precisamos refazer um time a cada temporada. Essa é a grande vantagem e está nos levando a manter um nível de regularidade que é muito difícil de acontecer durante muito tempo – destacou Cristovão.
A sequência do Vasco no G4 soma 20 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas.
 Clássicos: desempenho razoável
Do segundo semestre do ano passado até agora o desempenho do Vasco, de um modo geral, é indiscutivelmente positivo. Mas o mesmo não pode ser dito no que se refere aos clássicos com seus rivais cariocas de 2011 para cá.
No somatório, foram 17 partidas, com seis vitórias, cinco empates e seis derrotas. O que pesa, no entanto, é que algumas das perdas foram marcantes.
Este ano, por exemplo, foi batido de forma incontestável na final da Taça Guanabara, para o Fluminense, por 3 a 1, e na final da Taça Rio, para o Botafogo, pelo mesmo placar.
Ano passado, foi goleado por 4 a 0 pelo Alvinegro no Brasileirão. Contra o Flamengo, perdeu a final da Taça Rio nos pênaltis após empate em 0 a 0.
Em contrapartida, em 2012, eliminou o Rubro-Negro nas semifinais das Taças GB e Rio. Do LANCENET!

Nenhum comentário:

Postar um comentário