> TABOCAS NOTICIAS : Operação da PF contra garimpo ilegal detém 26 em Roraima

sábado, 14 de julho de 2012

Operação da PF contra garimpo ilegal detém 26 em Roraima

Operação da PF contra garimpo ilegal detém 26 em RoraimaAgência Brasil - A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (13) a Operação Xawara, para reprimir o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em Roraima. Pelo menos 26 pessoas já foram presas e cinco aviões usados no garimpo ilegal foram apreendidos. A operação prossegue durante a tarde e novas prisões podem ser feitas.
Ao todo, foram expedidos 33 mandados de prisão temporária e 44 de busca e apreensão, além de autorização para apreender 11 aviões, 12 veículos e ainda pedras e metais preciosos. De acordo com a investigação, que durou cerca de um ano, cinco grupos criminosos, compostos por aviadores, empresários do ramo de joalheria e donos de balsas e motores para extração de ouro, atuavam para manter o garimpo ilegal.
As aeronaves foram usadas para transportar pessoas, máquinas, alimentos, mercúrio e munição de arma de fogo para o garimpo. Oito pilotos e um mecânico trabalhavam para a quadrilha e terão suas licenças suspensas.
Segundo a PF, a extração de ouro causou "forte impacto ambiental". O trabalho utiliza dragagem para a busca do metal, com a areia dos leitos dos rios levada por bombeamento do fundo para a superfície de grandes balsas ou em barrancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário