> TABOCAS NOTICIAS : Governo cogitou impeachement de Itamar Franco no caso Lilian Ramos

terça-feira, 3 de julho de 2012

Governo cogitou impeachement de Itamar Franco no caso Lilian Ramos

Governo cogitou impeachement de Itamar Franco no caso Lilian Ramos
Em 1994, Itamar Franco teve seu poder ameaçado após aparecer ao lado da modelo Lilian Ramos sem calcinha, no Sambódromo, em 1994. A comunidade de inteligência do governo cogitou sua denúncia, de acordo com documentos secretos, tornados públicos nesta segunda-feira. Leia na matéria do Globo:
BRASÍLIA - Relatórios da antiga Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) — liberados nesta segunda-feira para pesquisa no Arquivo Nacional — mostram que a comunidade de inteligência do governo chegou a cogitar a renúncia do então presidente Itamar Franco logo após o episódio em que ele foi fotografado ao lado de uma modelo que estava sem calcinha. Itamar e Lilian Ramos estavam lado a lado no Sambódromo do Rio no carnaval de 1994.
Os documentos falam da repercussão negativa do episódio, classificado como “escândalo”, e um deles chega a citar até a possibilidade de o presidente renunciar a seu mandato. “Especulações a cerca de pretensa intenção de renúncia presidencial, perspectivas e suas implicações a curto prazo”, diz o título do documento produzido em 1994. No resumo do relatório, está escrito que a possibilidade foi cogitada em “decorrência do escândalo ocorrido no Sambódromo do Rio de Janeiro durante o carnaval”. O texto destaca que uma eventual renúncia traria consequências negativas para o plano econômico e para a revisão constitucional.
Outro relatório sobre o mesmo assunto, de 16 de fevereiro, diz que, a partir do acompanhamento da mídia, “o episódio repercutiu negativamente, atingindo a credibilidade do chefe do Executivo em vários setores da sociedade”. Itamar aparece, em documentos anteriores, como uma preocupação para o então presidente Fernando Collor de Mello, de quem era vice. É citada sua “aproximação com a esquerda” durante a crise envolvendo Collor que levou a seu impeachment. “Os partidos de oposição ao governo apoiam o vice Itamar Franco, dando início à discussão da transição”.
Os documento mostram ainda que os serviços de inteligência do governo acompanhavam com preocupação o risco de invasão da fazenda Córrego da Ponte, do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em Buritis (MG). Os sem-terra ocuparam a propriedade em março de 2002, mas já a partir de 1997 os órgãos de informação alertavam para esse risco. Ainda assim, a ocupação não foi evitada.
A SAE, antigo Serviço Nacional de Informações (SNI), vinculou ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) à candidatura de Lula à Presidência da República em 1998. Num relatório de setembro desse ano, os órgãos de informação entendiam que a possível invasão poderia beneficiar o petista, que perdeu a disputa eleitoral para FH naquele ano.
“Desde julho de 1998 há indícios de que o MST planeja invadir a fazenda do presidente Fernando Henrique Cardoso. Lideranças da coordenação nacional do movimento estão tentando obter dados sobre o imóvel que possam auxiliar a campanha eleitoral de Lula”, diz o documento, que continua: “A propabilidade de invasão da fazenda é crescente, pois servirá para desviar a atenção sobre irregularidades denunciadas pela imprensa envolvendo Lula e seria uma forma de retaliação pela divulgação de que José Rainha Jr. teria sido cooptado pelo governo federal”, conclui o documento.
O MST era monitorado de perto pelos agentes de informação. Em 1990, um informe com o título de “Infiltração de organizações comunistas no MST, atividades do PCdoB no campo” fez menção ao caráter marxista do movimento e à existência de “elementos do MST com registros de participação de cursos em Cuba”. Outro relatório destacou que “o MST vem aprimorando o seu adestramento e ampliando a sua atuação, visando à criação de um movimento revolucionário”. No mesmo ano, os agentes produziram um informe intitulado “Estrutura e atividades do MST na periferia de São Paulo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário