> TABOCAS NOTICIAS : DIA DA VACINA BCG - 1 DE JULHO

domingo, 1 de julho de 2012

DIA DA VACINA BCG - 1 DE JULHO

No dia 1º de julho comemoramos a invenção da vacina GCG. A vacina é a responsável pela imunização contra a tuberculose. A substância utilizada, cria imunidade para pessoas ou animais, contra infecções pulmonares.

O processo de imunização consiste em se injetar no organismo, pequenas doses com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo.

Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já possui defesa contra a doença.

A vacina BCG foi inventada em 1921, pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com o também francês, Albert Léon Chaves.

O responsável pelas primeiras aplicações da vacina BCG no Brasil foi Arlindo de Assis, em 1927, num trabalho desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira, esses, em 1934, criaram a primeira campanha brasileira contra a tuberculose.

A dose da vacina é aplicada, no Brasil, no primeiro mês, logo após o nascimento do bebê. Desde junho de 2006 é recomendada a suspensão da administração da segunda dose da vacina BCG, em nosso país, já que o efeito protetor da primeira dose da vacina BCG, ao nascer, possui duração de mais de 15 anos.

O contágio da tuberculose se dá através das vias aéreas, respiratórias, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Pessoas bem próximas a doentes devem ficar protegidas com máscaras, evitando contrair a doença.

Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço. Em casos mais graves, a pessoa infectada chega a expelir sangue através dos brônquios.

Através da baciloscopia, o teste de mantoux e uma radiografia pulmonar, a doença pode ser diagnosticada e curada após tratamento específico. De http://www.portalescolar.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário