> TABOCAS NOTICIAS : Calote cresce 18,5% no mês de julho

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Calote cresce 18,5% no mês de julho

O ritmo de alta da inadimplência do consumidor quase dobrou na primeira quinzena deste mês na comparação anual e as vendas a prazo enfraqueceram. O endividamento e o calote elevados são tidos pelos lojistas como os vilões da frustração das metas de vendas deste mês.
Entre os dias 1º e 15 de julho, a média diária de financiamentos com pagamentos em atraso superior a 30 dias aumentou 18,5% em relação ao mesmo período de 2011, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O indicador de calote tinha encerrado junho com alta de 9,8% na comparação anual.
Volume alto
Também o volume de dívidas renegociadas diariamente aumentou este mês em relação à primeira quinzena de julho de 2011, porém num ritmo bem menor do que a alta do calote. Na primeira quinzena, o número de carnês renegociados teve acréscimo de 13,9%. Em junho, o aumento havia sido de 8,9% na comparação anual.“Ainda é cedo para considerar esse resultado uma tendência”, diz o economista da ACSP, Emílio Alfieri.
O economista pondera que, por enquanto, trata-se de um dado preliminar. Mas ressalta que, se ao longo do mês aparecer algum indicador negativo, especialmente em relação ao emprego, o quadro da inadimplência pode piorar. “Daí, será possível validar essa alta do calote.”
Além da aceleração da inadimplência, os resultados da quinzena revelam um enfraquecimento nas vendas financiadas. De http://blogs.estadao.com.br/jt-

Nenhum comentário:

Postar um comentário