> TABOCAS NOTICIAS : BAHIA> Intermunicipal 2012: A bola começa a rolar neste domingo

sexta-feira, 20 de julho de 2012

BAHIA> Intermunicipal 2012: A bola começa a rolar neste domingo

Considerado pela crônica esportiva como a maior competição de futebol amador do mundo, além de ser naturalmente, também, o mais importante em termos de revelações de jogadores, terá início nesse domingo (22), O Campeonato Intermunicipal de Seleções Amadoras da Bahia, com a participação, a confirmar, de 64 seleções. O maior campeão da história da competição é a seleção de Itabuna, com 08 títulos, os quais foram conquistados em sequência, de 1958 à1965. Enquanto Cachoeira tem 07; Ilhéus, Santo Amaro e Conceição do Coité tem 04. Já Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, tem o status de tricampeã do torneio, em contrapartida, a capital e maior cidade baiana, Salvador, não possui seleção para participar do campeonato.
O extremo sul também tem os seus campeões o maior deles é a seleção de Itamaraju, com dois títulos conquistados, em 2002 e 2004, a seleção de Porto Seguro tem um título conquistado em 2010. O último campeão da competição (2011) foi à seleção de São Francisco do Conde.
Marcada por fortes rivalidades entre determinadas cidades, a competição ocasionalmente revela bons jogadores, a exemplo de, Raimundo Nonato, o Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia e que iniciou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Charles Fabian revelado pela seleção de Itapetinga, com um passado de gloria pelo Bahia Flamengo e outros clubes, Edílson capetinha, penta campeão mundial com Seleção Brasileira e revelado pelo selecionado de Castro Alves, em 1988 e 1999; Júnior Nagata, também penta pelo Brasil e que começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções; Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, que iniciou na Seleção de Valença; e Neto Berola, que deus seus primeiros passos no futebol pela Seleção de Buerarema, em 2008, e hoje se encontra no elenco do Atlético (MG) ao lado de craques como Ronaldinho Gaúcho, entre outros.
Curiosamente a edição do mês de julho da tradicional revista nacional dedicou uma página para descrever a dimensão. A reportagem, assinada pelo jornalista Raphael Zarko, destacou a importância do campeonato para o Estado e traz dados importantes, como os cerca de dez mil empregos gerados entre julho e dezembro, meses nos quais é disputada a competição.
No próximo sábado dia 21 de julho, a FBF realizará o Congresso do Campeonato em Salvador com a presença de todas as Ligas Desportivas participantes, em um local ainda a ser indefinido. A abertura da competição será neste domingo dia 22 de e a grande final em 16 de dezembro.
Partida de Abertura
A partida de abertura será realizada no Estádio Junqueira Ayres, em São Francisco do Conde, a Seleção da casa receberá a Seleção de Santo Antônio de Jesus, uma das mais tradicionais do certame e que revelou para o futebol mundial o pentacampeão do mundo Júnior Nagata, ex- Palmeiras. A partida, válida pela primeira rodada do Campeonato, tem início marcado para as 15horas.
Os demais jogos, que completarão a rodada, serão realizados uma semana depois, ou seja, no dia 29 de julho. A nossa região tem a participação de quatro seleções confirmadas. Eunápolis, Itamaraju, Medeiros Neto e Prado.
A relação de todos os participantes, tabela dos jogos, e regulamento, será fornecida neste sábado, de julho,durante a realização do congresso técnico.

O evento, coordenado pela FBF (Federação Baiana de Futebol), é disputado desde 1946. No período de 1948 a 1956 e no ano de 1974 o campeonato não foi disputado. De http://www.radar830.com.br/news/news

Nenhum comentário:

Postar um comentário