> TABOCAS NOTICIAS : VASCO: Ricardo Gomes está liberado,só depende dele

sábado, 30 de junho de 2012

VASCO: Ricardo Gomes está liberado,só depende dele

Ricardo Gomes visita São Januário (Foto: Flickr do Vasco)
Pouco antes das 9h desta sexta-feira, a movimentação pré-treino ocorria com a rotina de sempre. Roupeiros de um lado, jogadores de outro, até surgir um rosto bastante conhecido de todos: Ricardo Gomes, frente a frente ao grupo que tanto lhe acolheu. Falou com todos e, demonstrando estar cada vez mais recuperado, fez questão de ir, pela primeira vez, ao campo acompanhar a atividade de perto. Com sorriso estampado e aparência saudável, deixou claro o que seus os médicos já atestam:
– Clinicamente, não há mais impedimento algum. Depende apenas dele. Se ele quiser, pode voltar - afirma Fábio Miranda, da equipe médica que atendeu o treinador após o AVC sofrido em agosto.
Querer é um sentimento que Ricardo nunca colocou em dúvida. A saudade dos gramados é avassaladora, mas entre a vontade e a razão ainda há um espaço, nunca visto como algo distante para o sempre otimista técnico. O certo é que, de tempo em tempo, o comandante deixa uma etapa para trás, assim como ocorreu nesta sexta, com sua presença na Colina.
– Quanto mais cedo a pessoa voltar à rotina, aos hábitos, melhor. Claro que, psicologicamente, ajuda estar novamente em contato com os jogadores, estar de volta ao clube.
Ricardo Gomes aproveitou os momentos em São Januário para sentir novamente o dia a dia de um treinador. Chegou antes dos demais, se reuniu na sala da comissão técnica, conversou com os atletas e observou o treinamento. Deu um longo abraço em Cristovão e esteve o tempo todo ao lado do diretor de futebol Daniel Freitas, com quem vem dando pitacos e até sugestões de contratações.
Antes de partir, parou para fotos com torcedores que não escondiam a emoção por vê-lo bem. Depois foi embora sem promessas, mas deixou no ar a sensação de que em breve todos o verão com mais frequência.

EVOLUÇÃO NA FALA E NOS MOVIMENTOS
A cada aparição de Ricardo Gomes, o treinador demonstra evoluções visíveis. Nesta sexta, subiu a escadaria do vestiário para o gramado sem maiores dificuldades. Sua fala já está bastante articulada e as conversas fluíram a todo o momento e à base de muitos sorrisos.
Seu estado de saúde cada vez mais positivo foi um dos pontos mais destacados da visita feita pelo comandante.
– Parece que não aconteceu nada, pela evolução que está tendo com a fisioterapia. O carinho que temos por ele é grande – disse Eder Luis ao site oficial do Vasco.
De fato, há tempos Ricardo Gomes retomou sua rotina normal. Já dirige tranquilamente e cumpre funções do dia a dia sem maiores problemas.
As sessões de fisioterapia continuam intensas, mas já não têm a mesma carga horária. Os trabalhos vêm sendo mais específicos na fala e no lado direito do corpo.

OS MOMENTOS DA VISITA
Encontro
Ricardo Gomes chegou ao clube cerca de 20 minutos antes do início do treino, juntamente com boa parte do elenco. Logo que entrou no vestiário, recebeu o carinho de jogadores, membros da comissão técnica e funcionários. A emoção era evidente no rosto de muitos dos presentes.
Bate-papo
Nos cerca de 40 minutos antes de subir ao campo, Ricardo Gomes conversou com jogadores e membros da comissão técnica (acima, bate-papo com Daniel Gonçalves, fisiologista do clube, na academia). Felipe revelou que o treinador está falando muito bem e, inclusive, conversou com quase todos do elenco.
De volta ao campo
Pela primeira vez desde que sofreu AVC hemorrágico, em agosto do ano passado, Ricardo foi ao gramado de São Januário acompanhar o treino. Ao lado de Daniel Freitas, diretor de futebol, subiu novamente o vestiário da Colina.
Carinho da torcida
Ricardo Gomes pode conviver novamente com o carinho da torcida. Muitos cruz-maltinos fizeram questão de registrar o momento e pediram para tirar fotos ao lado do treinador. Ele, prontamente, atendeu a todos os torcedores.
Brincadeiras
Antes de ir embora, após o treino, Ricardo Gomes voltou a conversar com membros da comissão técnica e, inclusive, abriu um largo sorriso ao bater um papo descontraído com o auxiliar técnico Jorge Luiz. Ele também foi cumprimentado por alguns jogadores, como Fernando Prass. Do LANCENET!

Nenhum comentário:

Postar um comentário