> TABOCAS NOTICIAS : Transmitindo aprendizados

terça-feira, 19 de junho de 2012

Transmitindo aprendizados

Ainda muito jovem já gostava de livros, principalmente dos que passavam mensagens dos autores sobre suas observações e aprendizados da vida e, talvez por esse prazer, sempre tenha me preocupado em transmitir minhas experiências.
Quando, já depois dos cinquenta anos, resolvi realizar uma viagem de moto percorrendo partes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, a primeira coisa que me veio à mente foi montar um blog onde poderia, diariamente, relatar a viagem, minhas impressões, aprendizado e postar fotos tiradas dos locais por onde passava, para que meus filhos e também outras pessoas pudessem ver o que via.
Além de meus filhos e netos, a novidade animou muitos, que interagiam, comentavam, faziam perguntas e desejavam felicidades na aventura, que durou vinte e oito dias, durante os quais percorri nove mil e seiscentos quilômetros. Assim como aprendi com os autores de diversos livros, essa era minha tentativa de dar a outros a possibilidade de aprenderem com minha vivência e de não errarem onde errei.
Com os anos que se passaram e meu consequente amadurecimento, passei a observar a importância das pequenas coisas com as quais nunca havia me importado e além da observação e valorização das coisas mais simples da vida, tenho tentado expressar meu aprendizado, pensamentos e meus sentimentos relativos às diversas situações, em pequenos textos, que futuramente poderão ser analisados por meus descendentes ou por quem se interessar.
Assim como faço com minhas leituras, penso que eles poderão ali encontrar, conhecer, aprender, viajar e imaginar sem sair do lugar onde estiverem e cada um à sua maneira, pois as palavras escritas, ou ditas, podem ter diversos significados, por serem interpretadas baseadas nas experiências e percepções de quem as lê, ou de acordo com o contexto e o tempo em que foram escritas e são lidas.
Muitos conflitos, discussões, brigas e até guerras são iniciadas pela distância entre a intenção de quem disse e a interpretação de quem ouviu. O mesmo ocorre com as palavras escritas, que depois de colocadas no papel, passam a pertencer e ser interpretadas diversamente pelos leitores.
Nos diversos comentários postados sobre textos publicados, podemos perceber claramente como cada um é interpretado de maneira totalmente diversa quando lido por pessoas distintas. Por vezes o entendem da mesma maneira que tentou expressar o autor e de outras, totalmente diferente do que pretendia dizer.
Apesar de saber que, por esses motivos e com o passar do tempo, as palavras por mim escritas dificilmente corresponderão exatamente ao que pretendia dizer, penso que mesmo assim ainda conseguirei transmitir algo, o que já é melhor do que se não tivesse escrito nada.
Os textos nos ajudam a esclarecer e compreender motivos, ensinam, mostram origens e caminhos, apresentam soluções e diversos deles tornam possível a interpretação, comum ou não, de fatos históricos.
Foi através deles que pudemos aprender tudo o que hoje sabemos, desde o plantio ao modo de preparar e conservar os alimentos, de construirmos nossos lares para nos protegermos das variações climáticas, curarmos nossas enfermidades, continuar os estudos em busca da cura de outras, saber sobre pessoas diversas que viveram a dezenas ou a milhares de anos, revoluções, guerras, contos, romances, políticas e religiões. E baseados neles é que podemos buscar novas tecnologias para continuarmos nossa evolução.
Lendo e ouvindo entendemos somente o que estamos preparados, mas abrimos possibilidades de novos conhecimentos.
João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br  Jornalista, escritor e produtor rural (Texto recebido do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário