> TABOCAS NOTICIAS : SP: Supermercados vão reduzir o preço de saco de lixo reciclado

sábado, 23 de junho de 2012

SP: Supermercados vão reduzir o preço de saco de lixo reciclado

Os supermercados paulistas reduzirão preço dos sacos de lixo reciclados para incentivar o consumo do produto.

O anúncio foi feito ontem por João Galassi, presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), e faz parte das propostas que serão levadas ao Procon-SP e ao Ministério Público para atender pedido do Conselho Superior da Procuradoria paulista. A entrega foi adiada de ontem para segunda.

Para não prejudicar os consumidores, o conselho pediu nesta semana ajustes no acordo que pôs fim à distribuição das sacolinhas.

Além de subsidiar os sacos reciclados, os supermercados vão procurar a indústria do plástico --para baratear o custo de sua produção-- e o governo estadual --para pedir a redução de seu ICMS.

Conforme a Folha antecipou, o setor também compensará o cliente que se esquecer de levar a sacola reutilizável na hora da compra.

As lojas venderão sacolas feitas de material reciclado e, ao devolvê-las, o cliente pode descontar o valor na próxima compra. Para isso, é preciso apresentar o tíquete. Ao retornar às lojas, essas embalagens seguem para a reciclagem. O custo das sacolas deve ser de R$ 0,07 a R$ 0,25.

"Antes o consumidor pagava o preço da sacolinha embutido. Sem a percepção do quanto pagava, o consumo era desnecessário. Com o preço explícito, a tendência é reduzir o consumo. Basta ver que o consumo de saco de lixo aumentou", diz Galassi.

Por essa razão, a Apas quer incentivar o uso do saco reciclado.

"Se o consumidor não se lembra de levar a reutilizável, vai se lembrar de levar o tíquete?", diz Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, que defende a cadeia do plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário