> TABOCAS NOTICIAS : SECA: Mais 31 municípios gaúchos e baianos entram em estado de emergência

terça-feira, 19 de junho de 2012

SECA: Mais 31 municípios gaúchos e baianos entram em estado de emergência

Da Agência Brasil
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta segunda (18) o estado de emergência em 31 municípios afetados pela seca - dez no Rio Grande do Sul e 21 na Bahia. No país inteiro, já são 1.473 cidades em estado de emergência por causa da estiagem.
Com o reconhecimento de mais dez municípios, o Rio Grande do Sul já tem 337 em situação emergencial. As principais medidas da Defesa Civil gaúcha visam, principalmente, a distribuição de água potável. A seca também está afetando a agricultura e a pecuária.
Na Bahia, que agora tem 250 municípios em estado de emergência, os maiores problemas ocorrem nas lavouras e na criação de animais. A queda na produção agropecuária pode afetar o abastecimento de outros Estados, que compram dos baianos produtos como café, milho e mandioca.
O coordenador de Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, informou que, desde março, um comitê criado pelo governo da Bahia acompanha as ações de atendimento da população. A principal é garantir a distribuição de água para a população e para os animais, seja com caminhões pipa, seja com a perfuração de poços e cisternas. Também estão sendo distribuídas cestas básicas para as famílias mais afetadas pela seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário