> TABOCAS NOTICIAS : RJ: Seis meses depois, morre bebê com braço gigante

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RJ: Seis meses depois, morre bebê com braço gigante

Morreu na última sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, aos seis meses de idade, o bebê com braço gigante. Segundo a mãe da pequena Nicole, Ana Patrícia Vieira, o motivo seria uma complicação após uma veia romper no braço afetado por linfangioma – doença que impede o fluxo de oxigênio e provoca a crescimento de tumores benignos.

 Para Ana, a morte da filha poderia ter sido evitada se a criança tivesse sido levada imediatamente para o Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, onde recebia tratamento, e se a ambulância para realizar a transferência do Hospital Municipal Miguel Couto não tivesse demorado cerca de sete horas.

 — A médica responsável por tratar Nicole no [hospital] Servidor disse que o bebê tinha que primeiro ser atendido em outro hospital e então ser transferido por ambulância. Caso contrário, não seria atendida, pois não era emergência. No Miguel Couto, fomos atendidas às 10h e a ambulância só chegou por volta de 17h, quando não dava para fazer mais nada. Ela já estava cheia de equipamentos e logo depois faleceu.

 A mãe afirma que está revoltada com toda a situação, principalmente porque tinha levado a filha para uma consulta na mesma semana.

 — Eles viram a minha filha, mas não fizeram um exame. Só disseram que o tratamento ia começar a partir de domingo (24).

 A direção do Hospital Federal dos Servidores do Estado informou que, em caso de urgência, os pacientes são orientados a procurar atendimento em um serviço de emergência mais próximo.

 De acordo com a direção do Hospital Municipal Miguel Couto, a transferência para outra unidade hospitalar não reverteria o estado de saúde de saúde da paciente. A paciente Nicole Vieira deu entrada em estado muito grave, por volta de 10h da última sexta-feira (22), com hemorragia no tumor, que ocorreu em todo o braço da bebê até o ombro. A paciente foi imediatamente internada no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico. Durante o período em que esteve na unidade, ela teve acompanhamento de dois cirurgiões vasculares, três pediatras e um cirurgião pediátrico.

 O enterro de Nicole será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul carioca. Por volta das 10h30 deste sábado, os pais não haviam confirmado o horário.

 Caso mobilizou cariocas 

 Em maio, Nicole ficou uma semana internada por conta de uma infecção no braço com o linfangioma. Ela recebeu toda a medicação por meio de um sonda na cabeça.

 Os pais Ana Patrícia e Flávio Cardoso, moradores da favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul, estavam otimistas em relação à recuperação da filha. Médicos que cuidavam da criança investiam em tratamento e diziam que a amputação seria a última alternativa. O bebê já tinha sobrevivido a um parto difícil, no qual teve o braço quebrado e também convulsões.

 Quando soube do caso, a equipe da Rede Record promoveu uma campanha para arrecadar doações para a família de Nicole. Os donativos foram recebidos com festa. Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário