> TABOCAS NOTICIAS : PT rifa prefeito e impõe Humberto Costa no Recife

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PT rifa prefeito e impõe Humberto Costa no Recife

PT rifa prefeito e impõe Humberto Costa no Recife
PE247 – Ainda não é oficial, mas todas as informações que começam a surgir neste momento dão conta de que o senador Humberto Costa é o candidato do PT à Prefeitura do Recife. O prefeito João da Costa acaba de deixar a reunião da executiva nacional, declarando que o jogo já estava definido em favor do adversário. "Não tem por que eu participar da reunião, se eu já sei o resultado", desabafou o gestor, logo após deixar a sala onde o processo está sendo discutido. 
"Estamos tristes e indignados de saber que uma decisão da base do partido foi cancelada. É uma decisão diferente, inusitada na história do Brasil e do PT. Aceitamos até uma nova prévia, me submeti a todas as instâncias do partido e a direção nacional resolve intervir", lamentou João da Costa. A imposição de Humberto Costa no Recife, semelhante à que aconteceu em São Paulo, com Fernando Haddad, é mais uma tentativa de garantir apoio do PSB para o próprio Haddad. Com a saída de Humberto Costa do Senado, o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, ganha um aliado no Congresso Nacional, já que assume seu indicado político Joaquim Francisco.
O PSB aguarda apenas o desfecho do imbróglio no Recife para selar a aliança com o pré-candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Nesta terça (5), o presidente estadual do PSB, Márcio França afirmou que deixará o cargo de secretário de Turismo do governo Geraldo Alckmin (PSDB), a ser anunciado nesta quarta (6). Oficialmente, França alega que a saída do governo do PSDB é apenas um "afastamento temporário" para o período eleitoral. "Ao final da disputa, podemos voltar a conversar", disse. O pessebista argumenta também que, como dirigente estadual, precisa se dedicar à disputa municipal. "Em função das eleições, achei incompatível continuar exercendo o cargo", explicou. Márcio França também não descarta a possibilidade de concorrer à prefeitura de São Vicente, na Baixada Santista. "É uma hipótese, mas não é a mais provável", afirmou.
Trajetória política de Humberto Costa
Humberto Costa iniciou a sua vida pública em 1975, durante o período da Ditadura Militar e foi um dos fundadores do PT em Pernambuco. Atualmente exerce o cargo de senador, eleito com mais de três milhões de votos em 2010, onde também exerceu a função de líder do partido no Senado. Humberto também é ex-secretário estadual das Cidades (2007/2010) no governo de Eduardo Campos (PSB), foi ministro da Saúde do governo Lula (2003/2005) e secretário de Saúde do Recife do governo João Paulo (2000/2003).
O petista também já foi deputado estadual (1990/1993), federal (1994/1997), e até hoje ostenta o título de ter sido o vereador mais votado da história do Recife (2000), com 27.815 votos. No entanto, Humberto também amargou algumas derrotas. Para prefeito, o petista disputou o cargo em 1988, com 37,795 votos, e 1992, com votação de 95,937, saindo derrotado nas duas oportunidades. Em 1998, o petista tentou uma vaga no Senado e também não se elegeu.
Agora, o grande desafio de Humberto Costa é unir novamente o PT após uma disputa extremamente acirrada entre os grupos do prefeito João da Costa e do secretário estadual Maurício Rands. O senador também terá que enfrentar a desconfiança de aliados como o senador Armando Monteiro Neto (PTB), que lidera grupo de insatisfeitos com a condução que o PT deu ao processo sucessório da capital pernambucana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário