> TABOCAS NOTICIAS : PSB rompe com o PT em Fortaleza e anuncia candidato próprio

terça-feira, 12 de junho de 2012

PSB rompe com o PT em Fortaleza e anuncia candidato próprio

O PSB interrompeu uma parceria de 8 anos com PT no Ceará para lançar candidato próprio na corrida pela prefeitura de Fortaleza. Segundo o governador Cid Gomes, o nome que a prefeita Luizianne Lins indicou para a disputa representa a continuidade do modelo atual de gestão do PT, que a sigla considera exaurido. Independente disso, o PSB anunciou apoio ao petista Fernando Haddad em São Paulo. Leia na matéria da Folha:
O PSB anunciou na noite desta segunda-feira (11) que terá candidato próprio na eleição para a Prefeitura de Fortaleza.
A decisão do partido do governador Cid Gomes (PSB-CE), anunciada após reunião de quatro horas, marca por ora o fim da aliança eleitoral mantida há oito anos entre PSB e PT no Ceará.
O PT cearense, da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, apoiou as candidaturas de Cid ao governo em 2006 e em 2010. O PSB integrou a coligação do PT nas eleições de Luizianne em 2004 e em 2008 -ano em que o governador, já no PSB, gravou depoimentos e participou da campanha de reeleição da prefeita.
A justificativa pública do PSB para o fim da aliança foi a discordância em relação ao pré-candidato apontado pelo PT para a disputa.
O partido da prefeita não abriu mão da cabeça da chapa, e apresentou como pré-candidato o nome do ex-secretário da Educação de Luizianne Elmano de Freitas, definido após prévia interna na semana passada.
"O nome que a prefeita Luizianne Lins indicou como candidato representa a continuidade do modelo atual de gestão do PT, que o PSB entende como exaurido", disse Cid, presidente estadual da sigla, após anunciar a decisão pelo fim da união.
O impasse sobre a manutenção ou não da aliança na capital cearense se arrastava há pelo menos dois meses, mas as últimas semanas evidenciaram o desgaste da relação. Enquanto Cid evitava descartar o acordo, Luizianne chegou a reclamar publicamente por não conseguir falar com o governador.
No mês passado, uma pesquisa encomendada pelo PSB ao Ibope apontou 48% de reprovação à gestão petista em Fortaleza. Na simulação para a eleição, Freitas, agora definido pré-candidato do PT, aparecia com 1% das intenções de voto.
Luizianne apontou "suspeição" pelo fato de a pesquisa ter sido contratada por partido e disse que pesquisa do Ibope de janeiro apontara índices tecnicamente iguais de aprovação e reprovação (30% e 32%, respectivamente) ao seu governo.
Com a ruptura entre as duas legendas, o PSB apresentou três pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e deputado estadual Roberto Claudio, o ex-secretário especial da Copa 2014 Ferruccio Feitosa, e o vereador Salmito Filho.
Cid também anunciou que cidades cearenses com mais de 50 mil habitantes terão, a partir de agora, de submeter as candidaturas do PSB à Executiva Estadual, em movimento semelhante ao adotado pelo PT nacional em cidades com mais de 200 mil habitantes. De 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário