> TABOCAS NOTICIAS : O governo brasileiro não brigarão com os argentinos por causa do RS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O governo brasileiro não brigarão com os argentinos por causa do RS

Os números que o editor vem alinhando há bastante tempo sobre as relações comerciais Brasil x Argentina e Rio Grande do Sul x Argentina, revelam com precisão que os gaúchos não entenderam até agora a verdade insofismável:

- O governo brasileiro não brigará com o governo argentino para defender os interesses econômicos gaúchos. Isto vale para exportações e importações.

. Os números a seguir, em bilhões de dólares, são do ano passado, mas eles têm se mantido parecidos ao longo dos últimos cinco anos:

Brasil x Argentina
Exportações – 22,7
Importações – 16,9
Superavit pró Brasil – 5,8

RS x Argentina
Exportações – 1,9
Importações – 4,0
Déficit contra o RS – 2,1

. Ora, com déficit tão portentoso, bastaria ao RS trancar o ingresso de produtos argentinos para levá-los a abrir as fronteiras e deixar passar calçados, móveis, máquinas agrícolas e tudo o mais que produzem os industriais do Estado.

. Acontece que o RS é apenas um Estado federado e não tem competência legal para administrar seu comércio exterior.

. Por isso pressiona Brasília, que não se mexe porque o País como um todo ganha muito, mas muito dinheiro com a Argentina.

. Desde que foi criado o Mercosul, sabia-se que o Brasil ganharia no jogo e o RS perderia no jogo. Foi por isto mesmo que antigamente as consignas gaúchas  foram: 1) medidas protecionistas para o RS. 2) medidas compensatórias para o Estado. Isto tudo, claro, somado ao que constitui a principal demanda atual, que é maior flexibilização para a entrada de produtos gaúchos na Argentina. De POLIBIO BRAGA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário